PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Favelização

Ir para baixo

A Favelização Empty A Favelização

Mensagem por JuniorE Sáb 02 Nov 2013, 16:06

Alguém pode avaliar? É uma dissertação:
      O processo de favelização é uma realidade presente em grande parte dos países em desenvolvimento. As disparidades sócio-econômico-espaciais criaram um grande contraste no local urbano e são resultado, em muitos países, de um contexto histórico de alta concentração de renda e fundiária, como é o caso do Brasil. Segundo o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, cerca de 800 milhões de pessoas viviam em favelas em 2010.
       A urbanização em países com população desigual sócio e economicamente geralmente vem acompanhada de moradias com pouca ou nenhuma infraestrutura. O êxodo rural, consequência da falta de apoio ao pequeno agricultor e dos baixos salários no  campo, intensificou e intensifica a construção dessas habitações, vez que a cidade a cidade tornou-se um grande atrativo populacional mas, ao mesmo tempo, não conseguiu agregar todos que para ali migram. Isso cria uma grande segregação espacial, pois aqueles que não conseguiram emprego e moradia nos grandes centros urbanos, devido à falta de qualificação profissional, submetem-se ao serviço informal e a moradias precárias.
       A falta de amparos sociais e de perspectivas nessas comunidades muitas vezes induz o aparecimento da criminalidade e da violência urbana, o que acaba por incitar a construção dos condomínios fechados, ou seja, intensificando as disparidades espaciais.  De fato, essas áreas que poderiam ser utilizadas na construção de novas moradias para os habitantes das favelas, deste modo atenuando a criminalidade, são destinadas à segurança daqueles que receiam  assaltos, roubos e assassinatos.
     Nesse aspecto é primordial a atuação do Estado, seja implantando políticas públicas de melhora da infraestrutura urbana, intensificando a geração de empregos ou criando novas habitações populacionais. As moradias precárias são justamente resultado da falta destes investimentos. A erradicação das favelas inclui, com isso, a desconcentração de renda, uma vez que enquanto houver contrastes econômicos em determinada população haverá a informalidade de moradias e de serviços.   

JuniorE
Jedi
Jedi

Mensagens : 288
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 28
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos