PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasil colonial

2 participantes

Ir para baixo

Brasil colonial Empty Brasil colonial

Mensagem por harrisonwow Qua 25 Set 2013, 20:04

Apresente variações na exploração do trabalho escravo no periodo colonial e compare as estruturas economicas da atividade pecuarista com a atividade açucareira no brasil colonial.

harrisonwow
Jedi
Jedi

Mensagens : 247
Data de inscrição : 09/05/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil colonial Empty Re: Brasil colonial

Mensagem por Euclides Qui 26 Set 2013, 02:04

O trabalho do escravo foi explorado no campo, nos serviços da casa e como escravo de ganho, que saía às ruas a vender mercadorias.

A economia açucareira era diversificada desde os campos da cana-de-açúcar às moendas do engenho, na agricultura de subsistência e do algodão destinadas a suprir as necessidades do engenho. Era mão de obra intensiva e fixada geograficamente nas regiões litorâneas.

A economia pecuária utilizava pouca mão de obra, geralmente de homens livres quer fossem brancos, negros ou índios, frequentemente remunerados em espécie com as crias dos rebanhos. Ocupava grandes extensões de terras e mantinha um nomadismo na mudança de pastos. Extendia-se nas regiões do interior.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos