PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Racha-cuca

2 participantes

Ir para baixo

Racha-cuca Empty Racha-cuca

Mensagem por zHunter Ter 25 Jun 2013, 14:10

Bom galera, me desculpa se o que eu estiver postando esteja fugindo do assunto da página, mas meu professor de matemática lançou um desafio valendo nota extra e eu quero ganhar elas com a ajuda de vocês.

Ele pediu que alguém fosse ao quadro e colocasse um número de quatro algarismos (1234, 5678, qualquer número de quatro algarismo), quando a pessoa colocasse o primeiro número, ele pegava um papel e colocava um valor de cinco algarismo (12345, 98745, não sei, só sei que era a resposta) e mandava alguém guardar o papel, logo depois, mais uma pessoa dava outro número de quatro algarismo, e ele colocava um número de quatro algarismo por baixo, depois outra pessoas colocava mais um número de quatro algarismo, então ele colocava o a última sequencia e ele somava todos os números que tinha no quadro e dava o resultado que ele escondeu no papel. Se alguém souber, me explica como que faz esse racha-cuca até sexta-feira.

Representação feita por mim no Paint:  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]i.imgur.com/IklqPuX.png (copie e cole no navegador)

Grato.
zHunter
zHunter
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/06/2013
Idade : 33
Localização : Vitória-ES

Ir para o topo Ir para baixo

Racha-cuca Empty Re: Racha-cuca

Mensagem por Elcioschin Ter 25 Jun 2013, 16:06

Seja ABCD o primeiro número escrito no quadro

O professor escrevia no seu papel 2ABC(D-2). Por exemplo se o 1º número era 4137 ele escrevia 24135

Para o 2º número escrito no quadro (EFGH) ele escrevia em baixo (9 - E)(9 - F)((9 - G)(9 - H). Por exemplo se o 2º numero no quadro era 5139 ele escrevia 4860 em baixo

O mesmo vale para o 3º número escrito no quadro (JKLM): ele escrevia em baixo (9 - J)(9 - K)(9 - L)(9 - M)

Isto significa que a soma do 2º, do 3º do 4º e do 5º número escrito no quadrado dava 19 998 = 20 000 - 2

Somando este número como 1º do quadro é o mesmo que colocar um 2 na frente e subtrair 2 do último.

Um cuidado: se o 1º número no quadro terminar em 0 ou 1, por exemplo 4781

Não dá para o professor subtrair 2 de 1 então subtrai-se 2 de 81

Número que o professor escreveria no papel 24779
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71798
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Racha-cuca Empty Re: Racha-cuca

Mensagem por zHunter Ter 25 Jun 2013, 18:53

Pelo que eu entendi, o senhor me disse que ele usava o 9.999 depois que o aluno colocasse a sua sequencia, mas não e assim que ele faz, pois ele fala pra dois alunos escrever um sequencia cada um, fazendo com que o professor comece a escrever a partir da 3ª sequencia (que é a que o professor escreve).
E outra, ele já manja o resultado a partir da primeira sequencia.

Sabe o nome deste racha-cuca?

O senhor me confundiu muito nessa parte: "O professor escrevia no seu papel 2ABC(D-2). Por exemplo se o 1º número era 4137 ele escrevia 24135." - Frase dita no inicio da publicação.

Número que o professor escreveria no papel 24779" - Frase dita no final da publicação.

Como pode aparecer dois valores de cinco algarismo se ele dava apenas um e era guardado com o aluno para ser revelado no final?
zHunter
zHunter
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/06/2013
Idade : 33
Localização : Vitória-ES

Ir para o topo Ir para baixo

Racha-cuca Empty Re: Racha-cuca

Mensagem por Elcioschin Qua 26 Jun 2013, 13:47

Você fez uma baita confusão. Veja um exemplo

O 1º aluno escreveu, no quadro por exemplo 5796

O professor:

Subtraiu 2 do número do aluno, obtendo 5794
Acrescentou 2 na frente do número alterado, obtendo 25794
Escreveu 25794 no papel e escondeu o papel ou entregou dobrado para o aluno (que não pode desdobrá-lo até o final)

Um 2º aluno escreveu. por exemplo 8573
O professor escreveu em baixo ....... 1426

Note que a soma de ambos vale 9999

Um 3º aluno escreveu. por exemplo 2391
O professor escreveu em baixo ....... 7608

Note que a soma de ambos vale 9999

A soma dos 4 últimos números dá 19998

Somando 19998 com o número original 5796 obtém-se 25794

Desdobrando-se o papel:  Milagre !!!! É o mesmo número do papel
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71798
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Racha-cuca Empty Re: Racha-cuca

Mensagem por zHunter Qua 26 Jun 2013, 18:41

Agora sim, obrigado!
zHunter
zHunter
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/06/2013
Idade : 33
Localização : Vitória-ES

Ir para o topo Ir para baixo

Racha-cuca Empty Re: Racha-cuca

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos