PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão 2 - ONDAS SONORAS (EFEITO DOPPLER)

2 participantes

Ir para baixo

Questão 2 - ONDAS SONORAS (EFEITO DOPPLER) Empty Questão 2 - ONDAS SONORAS (EFEITO DOPPLER)

Mensagem por wallsantos 13/6/2013, 12:52 am

Um motorista, ao ser parado por um policial rodoviário, por ter cruzado o sinal vermelho no transito, tenta se justificar com base em seus conhecimentos de física. segundo ele, a culpa de tal infração é atribuída ao efeito doppler da luz. considerando o comprimento de onda da cor verde igual 460nm e do vermelho igual a 680nm, calcule o percentual da velocidade da luz c que motorista deveria estar viajando para que ele estivesse com a razão.
Dado: velocidade da luz c=3.10^8
wallsantos
wallsantos
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 13/06/2013
Idade : 33
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

Questão 2 - ONDAS SONORAS (EFEITO DOPPLER) Empty Re: Questão 2 - ONDAS SONORAS (EFEITO DOPPLER)

Mensagem por Euclides 13/6/2013, 4:04 pm

Para o efeito Doppler,





A situação é de fonte em repouso e observador se aproximando



como queremos o percentual da velocidade da luz, fazemos um ajuste (que encurta caminho e reduz cálculos):


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão 2 - ONDAS SONORAS (EFEITO DOPPLER) Empty Re: Questão 2 - ONDAS SONORAS (EFEITO DOPPLER)

Mensagem por wallsantos 13/6/2013, 11:45 pm

cara vc  salvou minha vida  grato.
wallsantos
wallsantos
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 13/06/2013
Idade : 33
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

Questão 2 - ONDAS SONORAS (EFEITO DOPPLER) Empty Re: Questão 2 - ONDAS SONORAS (EFEITO DOPPLER)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos