PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguém pode me explicar Calorimetria ?

2 participantes

Ir para baixo

Alguém pode me explicar Calorimetria ? Empty Alguém pode me explicar Calorimetria ?

Mensagem por Butterfly in the garden Seg 03 Jun 2013, 19:45

- multiplo do caloria
- Capacidade termica
- Calor específico
- formula geral da calorimetria
- troca de calor
- calor latente


OBS: Se possível alguns exemplos... Obg!

Butterfly in the garden
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode me explicar Calorimetria ? Empty Re: Alguém pode me explicar Calorimetria ?

Mensagem por Matheus Fillipe Seg 03 Jun 2013, 20:35

Capacidade térmica é a variação de calor por temperatura que um certo material expõe. por exemplo: uma chapa de zinco, ao ser aquecida com 20 cal, apresenta uma variação de temperatura de 20 a 25 graus Celsius, ou seja, 5 graus de variação. Assim Cap=20/5=4. O que significa que gastam-se 4 calorias para elevar a temperatura do objeto em 4 graus.

Já para o calor específico devemos considerar a massa. Reflita na respostas da seguintes questões: Por que a água na roupa de um varal evapora sem atingir os 100 graus? Por que uma fagulha proveniente de um esmeril não queima a pele? Temperatura é a medida do grau de agitação de um objeto. Já o calor é a energia necessária para se atingir uma certa temperatura. Ora, essa energia deve ser transmitida pára todo aquele corpo, assim quanto "maior" este for maior será a quantidade de calor necessária para chegar a uma certa temperatura. Em palavras adequadas e em outra forma: Com a mesma quantidade de calor, quanto maior a massa de um mesmo material, menor será a temperatura atingida. O que ferve mais rápido yma gota ou um litro de água?
O calor específico então será dado pela relação. C=Q/m*VT
onde VT é a variação de temperatura (delta T) e m é a massa. Isso é ma constante para cada material, pois cada um possui a sua condutividade têrmica específica. A água possui um calor específico 1 em determinadas condições, assim qual a quantidade de calor necessária para se passar de 20 a 30 graus 100 gramas de água. Espero que chega às 1000 cal. Lembre-se de que 1000cal=1kcal.
Calor Latente é a quantidade de calor que uma certa massa necessita para mudar de estado. (sólido-líquido..)
Por exemplo: O elemento X tem como calor latente de ebulição 20 cal/g*ºc
Assim para que se eleva á temperatura de 10 graus 20g desse composto qual será a quantidade de calor requerida. Q=20*10*L=200*20=4000cal=4kcal.
A troca de calor se baseia na mistura de substâncias em diferentes temperaturas. A fórmula a ser utilizada será:

Calor absorvido = calor cedido

O que é bem lógico. Tenha a visão do calor como um fluido, que se transita entre os materiais, que quando em contato os corpos tende a se igualar em quantidades, o que é o princípio da condução térmica..
Exemplo:
Misturando um litro de água a 70oC e dois litros de água a 10oC, obtemos três litros de água a:
Resolução:

Q1 + Q2 = 0
1000 . 1 . (x – 70) + 2000 . 1 . (x – 10) = 0
1000 x – 70.000 + 2000 x – 20.000 = 0
3000 x = 90.000
X = 30 °C

Espero ter ajudado.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos