PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nitro e resfriamento de um motor

2 participantes

Ir para baixo

Nitro e resfriamento de um motor Empty Nitro e resfriamento de um motor

Mensagem por Matheus Fillipe Qua 22 maio 2013, 13:37

Como sou aeromodelista uso motores glow movidos a metanol com uma concentração de 10% de nitro. O que os aeromodelistas costumam dizer é que o nitro serve de certa forma para "resfriar" o motor catalizando de certa forma a combustão do metanol. Sempre fui cético quanto a isso e Gostaria de saber como realmente o nitro funciona, não se preocupem com exagerar nos detalhes.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Nitro e resfriamento de um motor Empty Re: Nitro e resfriamento de um motor

Mensagem por Gabriel Medeiros Qua 22 maio 2013, 14:44

O óxido nitroso (N2O, vulgo nitro), no reservatório de combustível, se encontra sob alta pressão. Quando transferido para o motor de admissão, ocorre uma queda brusca na pressão, esse fenômeno acarretará em um resfriamento de todo o combustível. Com isso, a mistura ar/combustível, ficará mais densa, pois a uma temperatura mais baixa, o volume se contrai, aumentando a densidade. Nessas condições é possível colocar mais ar puro dentro da câmara de combustão, fazendo assim, uma mair compressão com uma queima de metanol mais eficiente .

Gabriel Medeiros
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 30
Localização : Mossoró - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Nitro e resfriamento de um motor Empty Re: Nitro e resfriamento de um motor

Mensagem por Matheus Fillipe Qua 22 maio 2013, 16:10

Muito obrigado, mais ainda tenho um problema. Tudo certo até a diminuição do volume do combustível. Pelo o que eu posso ver o óxido nitroso absorve parte da energia do combustível, e nisso eu acredito que ele se torne gasoso, já que estamos em baixas pressões. Se ele se tornar gasoso ele dificultaria a chegada de ar, por concorrência de pressão. Estão eu acredito que a reação de equilíbrio: N2O + H2O ⇌ H2N2O2 esteja relacionada com a reação do H2O presente no ar. Esta linha de raciocínio está certa?
O que eu não sei, se já não estiver claro, é para onde o nitro vai durante a combustão.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Nitro e resfriamento de um motor Empty Re: Nitro e resfriamento de um motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos