PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre o "Brasil Republica"

2 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre o "Brasil Republica" Empty Duvida sobre o "Brasil Republica"

Mensagem por littlemurilo Ter 23 Abr 2013, 09:33

Eu queria que alguem pudesse me ajudar dando-me dicas do que estudar para aprender todo o período do "Brasil República". Se você puder me passar alguma lista com a ordem cronológica dos fatos ligados a esse período seria de grande ajuda, nos sites em que navego está sempre tudo misturado e eu não sei como me organizar para ter um aproveitamento melhor no meus estudos de história.

littlemurilo
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 28/02/2013
Idade : 29
Localização : Macapá, Amapá, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o "Brasil Republica" Empty Re: Duvida sobre o "Brasil Republica"

Mensagem por Euclides Ter 23 Abr 2013, 16:43

O período republicano no Brasil inicia em 15 de novembro de 1889, com a proclamação. De 1889 a 1930, ano da revolução que derrubou Washington Luís, decorre o período conhecido como "Primeira República", "República Velha", ou "República dos Bacharéis".

Nesse período destacam-se os temas da "política do café-com-leite", assim chamada pela alternância entre paulistas e mineiros na presidência, as crises do café, os movimentos tenentistas, o ciclo da borracha.

De 1930 a 1945 está o período ditatorial da era Vargas. São desse período: a Intentona Comunista (1935), a promulgação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o movimento do Petróleo é Nosso e a Segunda Guerra Mundial.

De 1945 a 1964 um período também chamado de "República Populista", caracterizado por insatisfaçções populares e sua manipulação pelos governos, o retôrno de Getúlio Vargas como presidente eleito, a constituição de 1946, o governo progressista de Juscelino Kubitschek, a renúncia de Jânio Quadros, o curto período parlamentarista e a deposição de João Goulart.

De 1964 a março de 1985 a ditadura militar, o "Milagre Brasileiro", como foi chamado o crescimento econômico na década de 70, a supressão das liberdades individuais, o Ato Institucional n.5, os chamados grupos guerrilheiros, de inspiração cubana ou maoísta, até o seu esgotamento e a eleição indireta de Tancredo Neves que morreu antes de assumir.

De 1985 a hoje o período que no início foi chamado de Nova República, as reformas monetárias, a consolidação das instituições democráticas e republicanas, a constituição de 1988, chamada "cidadã", o plano Real que acabou com a inflação galopante, etc.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos