PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Início do Brasil República

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Início do Brasil República

Mensagem por Liliana Rodrigues Dom 05 Ago 2018, 13:58

Observe a gravura:

Início do Brasil República Histb110

No contexto histórico da república nascente, essa representação de uma jovem de classe alta da sociedade brasileira do final do século XIX permite afirmar:

I. O mundo da elite brasileira revelava ampla sintonia com a modernização econômica e social da “Belle Époque” e reformulava seus costumes para acompanhar os novos tempos.

II. A condição feminina da época, especialmente entre as jovens, era marcada por visíveis tensões com a família patriarcal.

III. O vestuário e os penteados femininos se adequavam a um padrão religioso rigoroso e não permitiam muitas alternativas para a expressão da sensualidade.

IV. Apesar da conjuntura de modernização capitalista representada pelo crescimento urbano de algumas indústrias e uma incipiente classe operária, permaneciam práticas e costumes do Brasil agrário e aristocrático.

Está(ão) correta(s):
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas III e IV.
d) apenas III.
e) apenas IV.

Ironicamente, eu marquei a letra a). Achei mais condizente relacionar a Belle Époque com essa imagem, mostrando a jovem lendo um livro e, aparentemente, ela se encontra confortável com isso, e também falar da sociedade patriarcal, característica.
Achei errado a III trazer que havia uma padrão religioso rigoroso, justamente na Belle Époque e na recém formada República, que adotou um Constituição Laica, e achei errado a IV trazer que permaneciam práticas e costumes agrários, sendo que a leitura do livro não era uma prática "retrógrada".

Alguém pode me ajudar??


Última edição por Liliana Rodrigues em Dom 05 Ago 2018, 23:08, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Início do Brasil República

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 05 Ago 2018, 17:37

Não.
Caso fosse patriarcal,nem lendo livro estaria. Mulheres terem acesso a conhecimento começa a ter intensidade pós Segunda Guerra Mundial. Os homens foram para a guerra e as mulheres deveriam substituí-los no trabalho,cargos e profissões não bélicas.
Não tem a ver com Belle Epoque. Mas sim com conservadorismo comum. Ricos, tendo acesso a conhecimento,principalmente internacional

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 21/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos