PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Condutor de Cobre

2 participantes

Ir para baixo

Condutor de Cobre Empty Condutor de Cobre

Mensagem por richardsonvix Qua 06 Jan 2010, 19:43

estou tentando resolver este problema:

De um condutor de cobre sabemos que T1=20ºC. Tem uma resstência de 10Ω. Caucule a sua resistência a T2= 50ºC.

pessoal já tentei mas não consigo resolver esta questão e ainda me falaram que a resposta é 11,179Ω, mas não me ensinaram a usar a formula.

richardsonvix
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 41
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Condutor de Cobre Empty Re: Condutor de Cobre

Mensagem por Euclides Qua 06 Jan 2010, 20:55

Olá,

antes de mais nada verifiquei que você é estudante do nível médio. Essa questão é mais típica de engenharia pois envolve dados e valores empíricos não utilizados em física teórica.

A resistência elétrica dos materiais varia com temperatura. O gráfico abaixo dá uma idéia dessas curvas:

Condutor de Cobre Fig121

Conhecer a variação da resistência depende de conhecermos um valor medido empríricamente, isto é, medimos a resistência de um resistor de cobre em diversas temperaturas e plotamos os valores.

Obtém-se uma equação como a abaixo

Condutor de Cobre Image135

alfa é o coeficiente empírico que precisamos conhecer. Esse coeficiente é fornecido em tabelas técnicas como a abaixo:


Condutor de Cobre Jpggeralf

o resultado da sua questão é encontrado empregando-se a fórmula acima e o dado do coeficiente de temperatura para o cobre na tabela.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos