PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eletroimã

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

eletroimã - Página 2 Empty eletroimã

Mensagem por tiago noronha 25/1/2013, 9:22 am

Relembrando a primeira mensagem :

bom dia a todos, o meu nome é Tiago e sou te Tomar, uma pequena localidade em Portugal.

sou um mero curioso que gostaria de pedir a vossa ajuda.

ora bem electricidade não é bem a minha praia, e antes de ficar chamuscado, penso que nada melhor que perguntar a quem sabe.

o que gostava de fazer era um eletroimã que conseguisse aguentar um peso entre 750 e 1000 KG. já procurei em fóruns e na internet mas sem grande solucção para mim.

ja vi algumas/muitas imagens, formulas e afins mas nenhuma delas me consegui ajudar definitivamente. a minha escolaridade é basica e talvez daí advir algumas dificuldades. entao o que vos vinha pedir era o seguinte.

existe alguma formula que me permita calcular a força exercida por um imã???? que dados são necessarios??

se calha estou a faze a mias parva das perguntas, mas tinha de começar por algum lado.

um muito obrigado




tiago noronha
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 38
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo


eletroimã - Página 2 Empty Re: eletroimã

Mensagem por Euclides 25/1/2013, 5:21 pm

Conversa interessante. Creio que o Tiago esteja a se referir ao veículo abaixo, que aqui chamamos de "Kombi" e que já está caindo em desuso, substituído pelos modelos de "vans":

eletroimã - Página 2 Kombi-antiga

Uma pergunta: para sustentar a chapa não seria possível usar uma talha elétrica?

eletroimã - Página 2 Talha_zps23649c36

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã - Página 2 Empty Re: eletroimã

Mensagem por tiago noronha 25/1/2013, 5:24 pm

euclides :
é essa mesmo.. como adorava ter uma menina dessas... cair em desuso??? oh meu deus Shocked

bem o que eu pretendo não é bem o que esta a pensar.
eu não consigo postar aqui o link mas caso tentem procurar no youtube, basta colocarem "Electra Brake" e de imediato ira aparecer uma maquina amarela, é algo muito parecido com isto que gostava de tentar concretizar.

obrigado

tiago noronha
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 38
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã - Página 2 Empty Re: eletroimã

Mensagem por Euclides 25/1/2013, 5:43 pm

Dei uma olhada. Encontrei preços entre US$4.000,00 e US$10.000,00. Mas, a depender das dimensões da chapa que vai usar, não haveria uma solução criativa, ainda que pouco mais trabalhosa ao operar o equipamento?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã - Página 2 Empty Re: eletroimã

Mensagem por tiago noronha 25/1/2013, 6:01 pm

existem algumas máquinas mas ou São muito grandes ou ficam aquém do que pretendo, daí tentar fazer uma destas ou parecida ao máximo.

tiago noronha
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 38
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã - Página 2 Empty Re: eletroimã

Mensagem por tiago noronha 25/1/2013, 7:02 pm

estava aqui em conversa com um amigo e ele disse algo interessante que nao tinha pensado. de facto 1000 KG não faz sentido, se o imã fizer uma força de 150 a 200Kg será suficiente, isto porque serão vários imãs colocados lado a lado. peço então, a quem tenha ideias, para valores de 200Kg que são suficientes. mais uma vez muito obrigado

tiago noronha
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 38
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã - Página 2 Empty Re: eletroimã

Mensagem por tiago noronha 28/1/2013, 10:17 am

bom dia.
ainda relativamente ao que me propunha fazer acho que encontrei algo que me podera ajudar, mas irei na mesma precisar da vossa ajuda (se possivel).
existem umas fechaduras magnéticas que era precisamente o que queria. será que através deste conceito me poderiam ajudar??

tiago noronha
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 38
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã - Página 2 Empty Eletroimã para força de atração de 200 kgf.

Mensagem por Tibulace 25/12/2013, 12:35 pm

Boa tarde, Tiago, ví sua pergunta, sobre fabricação de um eletroímã,com força de atração de 200 kgf ou mais.Tenho um velho livro, Electricidad Industrial,de P.Robejot, em espanhol, que mostra, DETALHADAMENTE, como responder a muitas de suas dúvidas.Esse livro, de 1958, fala de um outro tempo, outra realidade, onde o ensino era BEM MAIS DETALHADO que o de hoje.As dificuldades eram maiores, professores escassos.Assim, o TEXTO de um livro técnico, tinha que descer a detalhes, impensáveis hoje.Segundo esse livro, um eletroímã em forma de U, de dois pólos, de força atrativa de 200kgf,pode ser construído, utilizando um núcleo de ferro, com medidas de cerca de 12 x 8 x 3 cm.Será dotado de uma armadura, uma chapa de ferro de 14 x 4 x 4 cm.O enrolamento das espiras, será feito em dois carretéis, cada um deles, com 524 espiras.A corrente necessária, para essa força de atração, 1 ampere.     Já se passou cerca de um ano, desde sua pergunta.Se ainda tiver interesse, envie e-mail para mim, posso enviar fotos das páginas desse livro.Boa sorte!

Tibulace
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 72
Localização : Juazeiro,Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã - Página 2 Empty Re: eletroimã

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos