PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eletroimã

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

eletroimã Empty eletroimã

Mensagem por tiago noronha Sex 25 Jan 2013, 09:22

bom dia a todos, o meu nome é Tiago e sou te Tomar, uma pequena localidade em Portugal.

sou um mero curioso que gostaria de pedir a vossa ajuda.

ora bem electricidade não é bem a minha praia, e antes de ficar chamuscado, penso que nada melhor que perguntar a quem sabe.

o que gostava de fazer era um eletroimã que conseguisse aguentar um peso entre 750 e 1000 KG. já procurei em fóruns e na internet mas sem grande solucção para mim.

ja vi algumas/muitas imagens, formulas e afins mas nenhuma delas me consegui ajudar definitivamente. a minha escolaridade é basica e talvez daí advir algumas dificuldades. entao o que vos vinha pedir era o seguinte.

existe alguma formula que me permita calcular a força exercida por um imã???? que dados são necessarios??

se calha estou a faze a mias parva das perguntas, mas tinha de começar por algum lado.

um muito obrigado




tiago noronha
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 38
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por Convidado Sex 25 Jan 2013, 15:32

o que gostava de fazer era um eletroimã que conseguisse aguentar um peso entre 750 e 1000 KG. já procurei em fóruns e na internet mas sem grande solucção para mim.
Esse é um eletroímã de uso industrial. Penso que não seja possível construí-lo domesticamente sem sólidos conhecimentos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por tiago noronha Sex 25 Jan 2013, 15:41

também calculava que fosse um pouco complicado de o fazer mas tentar não custa.
ainda assim vou continuar a tentar fazer, entretanto se alguém tiver sugestões serão benvindas Very Happy

obrigado

tiago noronha
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 38
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por Elcioschin Sex 25 Jan 2013, 15:52

tiago

Sua pergunta não tem nada de parva: é uma pergunta bem inteligente.
Como o Lionel comentou, eletroimãs são utilizados em industrias que movimentam grandes peças metálicas, tais como bobinas de chapas, perfis, tubulações, etc

Por exemplo são usadas em siderúrgicas, em depósitos de ferro velho, etc.

Para projetar um eletroimã devem ser levados em consideração:

1) Limite de peso a ser levantado
2) Dimensão e qualidade do material das chapas das armaduras do eletroimã
3) Número de espiras do eletroimã
4) Diâmetro do fio (em função da corrente elétrica necessária)
5) Qualidade do isolamento dos fios em função da tensão elétrica e da temperatura de operação do eletroimã.

Como você pode ver, são muitas as variáveis a serem levadas em conta no cálculo de um eletroimã.

Devido a isto somente firmas especializadas com engenheiros e técnicos bem treinados consegue fazer um projeto para um eletroimã capaz de suportar um peso de 1000 kg (com letras k, g minúsculas)

Se fosse um pequeno você poderia fazer por tentativa e erro, pois o custo dos erros não seria muito grande

Quanto ao seu, aconselho-o a procurar ajuda técnica.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71605
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por tiago noronha Sex 25 Jan 2013, 15:57

boas tarde. sim kg e nao KG, foi um erro da minha parte.

ora bem o projecto seria o de fazer uma quinadeira, não sei como se chama esse aparelho no Brasil mas não deve ser muito diferente. se calhar os 1000 Kg que falei são desnecessários e se calhar 200 Kg ou 300 Kg chegariam. se para estes valores alguém quiser arriscar, garanto que irei postar toda maquina aqui para o pessoal seguir Smile (infelizmente será dos poucos contributos que poderei dar, visto esta não ser a minha praia Laughing )

tiago noronha
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 38
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por Convidado Sex 25 Jan 2013, 16:17

Curioso... Fui procurar o que era uma quinadeira e verifiquei que é um equipamento para cortar ou dobrar chapas. A surpresa é que esse equipamento não necessita obrigatoriamente de um eletroímã e pode ser totalmente mecânico.

Encontrei mesmo um projeto completo para fabricação de uma quinadeira mecânica:

http://www.skillsdevelopment.dk/pdf/portugisisk_manual_bukkemaskine.pdf

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por Elcioschin Sex 25 Jan 2013, 16:20

tiago

Garanto que, mesmo para 200 ou 300 kg o projeto não é simples.

Falo isto com certo conhecimento de causa, pois sou engenheiro eletrico

Embora tenha trabalhado na industria do petróleo, nunca tarabalhei com eletroimãs; por isso não tenho condições técnicas de fazer um projeto a respeito.

Lionel.

O eletroimã é para elevar as chapas e colocar/retirar da quinadeira (ou dobradeira, no Brasil). Pode-se usar também uma ponte-rolante ou guindaste para a movimentação
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71605
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por Convidado Sex 25 Jan 2013, 16:27

Lionel.

O eletroimã é para elevar as chapas e colocar/retirar da quinadeira (ou dobradeira, no Brasil). Pode-se usar também uma ponte-rolante ou guindaste para a movimentação

entendi, agora. Obrigado mestre.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por tiago noronha Sex 25 Jan 2013, 16:35

lionel:
de facto existem ate vários projectos dessas mesmas maquinas, oque acontece que não permitem a quinagem de certos ângulos a não ser que faça um equipamento muito muito maior. daí estar a tentar optar pelo magnetismo Smile

Elcioschin :

o eletrcoimã nao é para transporte de chapas ou para retirar. o projecto que queria iniciar é em muita coisa parecida com o que o Lionel mostrou, mas o objectivo seria segurar a propria chapa para ser quinada. a mauqina que estou a tentar fazer (tal como a roda, ja foi inventada), mas apenas encontro um distribuidor e é nos EUA. o que para potugal fica muito muito muito caro mesmo. a maquina em si é para uso caseiro para um hobby que tenho, restaurar carros antigos por conta propria. (curioso que estou neste momentos a restaurar uma carrinha que voces nos brazil tambem adoram, penso que lhe chamam Fusca / Pao de forma, que é uma carrinha VW dos anos 60 e 70)

tiago noronha
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 38
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por Elcioschin Sex 25 Jan 2013, 17:03

tiago

Entendí. Nos Estados Unidos eles usam eletroimã para movimentar automóveis velhos em depósitos de ferro velho.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71605
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

eletroimã Empty Re: eletroimã

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos