PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica x Cinemática (Aceleração x Gráfico Espaço)

2 participantes

Ir para baixo

Dinâmica x Cinemática (Aceleração x Gráfico Espaço) Empty Dinâmica x Cinemática (Aceleração x Gráfico Espaço)

Mensagem por DiegoCarvalho1 Dom Ago 19 2012, 13:24

Bom dia, pessoal!

Vejam:

Lá em cinemática quando estudamos movimento uniformemente variado, estudamos casos onde a aceleração e a velocidade têm mesmas direções (o sentido pode ser diferente, dependendo de o movimento ser acelerado ou retardado).
Neste caso, sabemos que o gráfico do espaço em função do tempo é uma parábola, pois segue a seguinte equação:

s = so = vot + (at²/2)

Suponhamos agora uma situação em que um móvel de desloca num plano horizontal com velocidade v = 3m/s e seja imposta à ele uma força PERPENDICULAR (vertical) ao sentido da velocidade (logo, o móvel vai possuir uma aceleração no mesmo sentido da força, ou seja, a aceleração é perpendicular à velocidade).

O que vai acontecer com o módulo da velocidade inicial, que era de 3m/s? Continuará o mesmo somente na direção horizontal e irá variar na direção vertical. Correto?

Sendo assim, o que acontecerá com o gráfico do espaço em função do tempo deste móvel, já que a aceleração tem direção diferente da velocidade? Continuará sendo uma parábola? Se sim, por qual motivo?

Muito obrigado, pessoal!!

Abraço!!

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica x Cinemática (Aceleração x Gráfico Espaço) Empty Re: Dinâmica x Cinemática (Aceleração x Gráfico Espaço)

Mensagem por Euclides Dom Ago 19 2012, 15:57

Olá Diego,

a situação que você propõe é exatamente a de um lançamento horizontal a uma altura H. A aceleração vertical sendo a da gravidade.

Considerando a inexistência de atritos a velocidade horizontal se mantém inalterada. A trajetória é uma parábola.

A velocidade a cada instante é a composição vetorial



A função dos espaços é representada pela integral



que assume a forma do seguinte "monstrengo":



por aí já se vê porque não é interessante estudar esse movimento sob esse prisma.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos