PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Financeira - (valor atual)

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Financeira - (valor atual) Empty Financeira - (valor atual)

Mensagem por wanafunzi Sex 03 Fev 2012, 17:13

Olá, estou estudando matemática financeira e estou com um problema:

Uma empresa emprestou R$8.000,00 (F), e dois meses antes do vencimento resgatou-se o título. Determine o Valor Atual (P), sabendo que a taxa de desconto é 3% a.m..

o exemplo possuia a segunte solução:
Financeira - (valor atual) Gif

O meu problema está ai, "Resgatar o título é o mesmo que quitar a dívida?"
Eu empresto dinheiro dinheiro com juros, e a pessoa antes de terminar o praso me devolve o dinheiro e me paga menos do que eu emprestei? É isso mesmo? Como a empresa lucra com os empréstimos? Se for assim, pedirei mil reais emprestado e uma semana depois vou no banco um uma nota de dois reais e pago a minha dívida. Acho que não entendi alguma coisa!
Outra coisinha: "Como devo saber que se trata, com nesse exemplo, de Desconto Racional Composto, ou qualquer outro tipo de desconto?"
era só isso tudo rs, agradeço desde já a paciência de ter lido até aqui e não ter desistido...
até +
Wanafunzi (Lucas Araújo) Very Happy
wanafunzi
wanafunzi
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 30
Localização : Santa Luzia, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Financeira - (valor atual) Empty Re: Financeira - (valor atual)

Mensagem por Elcioschin Sex 03 Fev 2012, 18:10

Acho que o enunciado deixou a desejar: o valor empretado NÃO foi R$8.000,00

Ele pegou um empréstimo (menor do que R$8.000,00) para pagar numa certa data futura.
O valor a ser pago, nesta data seria R$8.000,00
Pagando 2 meses antes ele tem um desconto. Vai pagar apenas R$7.540,00

Quanto à sua 2ª pergunta, não sei o que é Desconto Racional Composto.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre