PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo magnético em fios retilíneos

2 participantes

Ir para baixo

Campo magnético em fios retilíneos Empty Campo magnético em fios retilíneos

Mensagem por Júliawww_520 Qua 13 Mar 2024, 18:42

Duas barras condutoras retas, rígidas e de comprimento muito longo, são mantidas no vácuo, isoladas e separadas entre si por meio de molas idênticas e igualmente espaçadas ao longo das barras por uma distância de 0,5 m. O comprimento das molas em repouso é 0,1 m e sua constante elástica é 0,05 N/m. Determine a distância final de separação entre as barras quando circularem nas mesmas correntes elétricas de 100 A com sentidos contrários. As massas das barras e das molas devem ser desprezadas.
μ=4π.10^-7
Não entendi direito o que ele pediu. A distância entre os fios é 0,5m? O comprimento L dos fios ele não deu também então como que faz?
Júliawww_520
Júliawww_520
Jedi
Jedi

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/02/2022
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético em fios retilíneos Empty Re: Campo magnético em fios retilíneos

Mensagem por Elcioschin Qua 13 Mar 2024, 19:07

Tens o gabarito?

Vc não leu o enunciado com atenção: A distância d = 0,5 m é entre as molas, e não entre os fios. A distância inicial entre os fios vale 0,1 m

Com as correntes em sentidos opostos vai haver uma força magnética de repulsão entre os fios. Isto faz com que as molas se estiquem

Calcule a força de repulsão entre os fios e iguale com a força elástica da mola.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético em fios retilíneos Empty Re: Campo magnético em fios retilíneos

Mensagem por Júliawww_520 Qua 13 Mar 2024, 19:17

Elcioschin escreveu:Tens o gabarito?

Vc não leu o enunciado com atenção: A distância d = 0,5 m é entre as molas, e não entre os fios. A distância inicial entre os fios vale 0,1 m

Com as correntes em sentidos opostos vai haver uma força magnética de repulsão entre os fios. Isto faz com que as molas se estiquem

Calcule a força de repulsão entre os fios e iguale com a força elástica da mola.

Então, eu não entendi como a essas molas estão dispostas. Elas estão unidas entre si separando os fios? Foi por isso que eu pensei que a distância entre eles fosse 0,5m.
Eu não tenho o gabarito dessa também, as provas antigas do IME são ruins de achar gabarito... Quase não tem soluções na internet
Júliawww_520
Júliawww_520
Jedi
Jedi

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/02/2022
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético em fios retilíneos Empty Re: Campo magnético em fios retilíneos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos