PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tipos de ligações e suas ocorrências

2 participantes

Ir para baixo

Tipos de ligações e suas ocorrências Empty Tipos de ligações e suas ocorrências

Mensagem por Gabriel Voltolini 30/5/2023, 2:34 pm

Olá, tudo bem? Ando estudando química para vestibulares, utilizo os livros do Feltre como referência, após estudar alguns temas fiquei com algumas dúvidas e não encontrei respostas. 
Minhas dúvidas são referentes a tipos de ligações, quando ocorre cada uma delas, especialmente nas ligações dativas, muitas vezes quando vou expressar um composto por Lewis ou pela forma de setas fico em dúvida de quando ou não um composto deveria realizar uma ligação dativa. Achei algumas fontes dizendo ter haver a diferença de eletronegatividade dos átomos presentes mas nada que especificasse e demonstrasse quando ocorria de fato, além desta dúvida me surge também a questão de como está ligação dativa afeta a geometria molecular. Espero que possam me ajudar.
Ademais, peço desculpas se meu post não estiver adequado com as regras e caso haja algo editarei para que fique dentro das regras do forum, obrigado.

Gabriel Voltolini
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/12/2022
Idade : 22
Localização : Cajuru-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de ligações e suas ocorrências Empty Resp.

Mensagem por Senhor_Regis 14/1/2024, 11:38 am

Antes de tudo, espero que apesar de ser uma pergunta feita há meses, ainda seja útil responder.

Primeiramente, ligações dativas são uma espécie de ligação covalente,e normalmente, quem recebe o par de elétrons é um íon metálico. Entretanto, não é muito utilizado hoje em dia essa terminologia, muito menos em vestibulares, então não se preocupe em diferenciar quando for dativa, a menos que a questão peça e te dê as ferramentas pra isso, mas acho muito difícil. Diferenciar entre ligações covalentes, iônicas e metálicas já é o suficiente.
Senhor_Regis
Senhor_Regis
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/01/2024
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos