PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida teoria do trabalho. (Termodinâmica)

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida teoria do trabalho. (Termodinâmica) Empty Dúvida teoria do trabalho. (Termodinâmica)

Mensagem por eversoncg 15/3/2023, 6:27 pm

Boa noite mestres. Estou com dúvida na parte de termodinâmica.
Pq quando um gás quando é expandido ele "Realiza trabalho" E o embolo sobe?

E pq quando o gás é comprimido ele "Recebe trabalho" E o embolo desce?

Fiquei um pouco bugado nessas definições do livro. Agradeço!!!

eversoncg
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 28/12/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teoria do trabalho. (Termodinâmica) Empty Re: Dúvida teoria do trabalho. (Termodinâmica)

Mensagem por Rjque 16/3/2023, 5:43 am

É preciso aumentar a temperatura ou a pressão pra expandir o gás, afim de que ele realize trabalho. Comprimir um gás é o oposto, é apertá-lo dando trabalho/energia pra ele, só que agora fazendo a pressão e a energia interna na forma de calor aumentarem.

Imagine apertar uma seringa cheia de ar o máximo que conseguir. Você está dando energia/trabalho pro gás, e ele a converterá em pressão e em calor. Ao soltar, o êmbolo da seringa sobe porque o gás a empurra (realizando trabalho), ele perde pressão e calor pra fazer isso.

Eu trocaria essas definições:
Se um gás em repouso é expandido (você puxa o êmbolo), ele perde pressão e calor. 
Se um gás em repouso é espremido (você empurra o êmbolo), ele recebe pressão e calor.  

Se você retira calor ou pressão (menos gás), ele realiza trabalho (ele puxa o êmbolo) se contraindo.       
Se você coloca calor ou pressão (mais gás), ele realiza trabalho (ele empurra o êmbolo), se expandindo.

Rjque
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/05/2021
Idade : 15

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos