PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação estilo FUVEST

Ir para baixo

Redação estilo FUVEST  Empty Redação estilo FUVEST

Mensagem por CosMelo Qua 21 Dez 2022, 17:33

Fiz um redação no estilo Fuvest e adoraria receber comentários sobre o que acharam. Se possível, poderiam atribuir uma nota de 0-10?

Tema: As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira

Título: Crimes na mídia e influência na cultura da indiferença 

  Desde o início da divulgação da vida e de crimes de criminosos com o surgimento da imprensa, observa-se uma tendência a romantização desses infratores. Nesse contexto, é necessário pensar nas consequências desse tipo de comportamento na sociedade brasileira, que vão da "idolatração" de transgressores, à indiferença para com as ações nefastas.
  A priori, considera-se fundamental destacar o poder da mídia de criar heróis. Tal ideia é validada por Pierre Bourdieu, filósofo francês, que argumenta sobre o objetivo dos meios de comunicação de atrair o maior número de espectadores por meio da extrapolação de assuntos, ou seja, a "idolatração" de criminosos tem valor econômico. Entretanto, transpõe esse comportamento a pessoas comuns que passam a "fantasiar"  os atores dos crimes. Logo, tal processo é resultado da ação da mídia.
  Ademais, é importante refletir sobre como o precesso em debate promove uma indiferença, ou mesmo, negligência os crimes. Nesse viés, encontra-se o conceito de "cultura da indiferença" - o qual consiste na ideia de que a repetição da observação de crimes gera uma normalização desses acontecimentos. Dessa forma, o constante consumo de materiais sobre assassinatos, roubos e assassinos em série faz com que o público veja essas situações como normais.
  Portanto, infere-se que as consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira vão desde a "idolatração" de criminosos, influenciada pela mídia, até a produção de uma "cultura da indiferença", com a normalização de tais ações. Dessa maneira, promove-se a persistência do processo iniciado com o surgimento da imprensa.

CosMelo
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/12/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos