PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão em bomba

Ir para baixo

Pressão em bomba Empty Pressão em bomba

Mensagem por HeitorBortolanza Dom 04 Dez 2022, 16:17

As bombas são equipamentos utilizados na indústria química para fornecer energia mecânica necessária para que um líquido escoe entre dois pontos. Um sistema de bombeamento de um fluido com peso específico 10 000 N/m3 está representado a seguir.
Pressão em bomba Esquem10

O escoamento ocorre através de tubos de mesmo diâmetro entre dois tanques e uma coluna de destilação. A vazão de recirculação para o tanque A é mantida de modo a garantir o fluxo mínimo na bomba e a alimentacão para o tanque B so acontece quando a coluna esta fora de operacão.

Suponha que medidores locais tenham sido utilizados para determinar a vazao em tres pontos distintos. contorme o fluxograma a seguir. O primeiro medidor encontra-se na corrente de reciclo do tanque A
(2 m3/h), o segundo no ponto de alimentação da coluna de destilação (5 m /h) e o terceiro nas proximidades da alimentação do tanque B (5 m3/h). Além disso, os desníveis entre a descarga da bomba e a alimentação do tanque B e entre a descarga da bomba e a coluna de destilação são 2 m e 20 m, respectivamente.

Despreze a variação de energia cinética, considere que os tanques e a coluna de destilação estão à mesma pressão e que 1 bar = 100 000 N/m2.

A tabela a seguir apresenta as perdas de carga para cada um dos trechos considerando diferentes vazões.
Pressão em bomba Tabela10
Com base nas informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Determine a vazão (Q, m3/h) para o dimensionamento da bomba centrífuga. (valor: 2,0 pontos)

b) Determine a diferença de pressão na bomba (AP, bar) para dimensionamento da bomba centrífuga.
(valor: 8,0 pontos)

A gente já sabe a resposta da A (7m³/h), mas a B está nos deixando com dúvida, pois o gabarito informa que o resultado é 2,575 bar, mas nós achamos que o valor correto é 2,595 bar, alguém poderia nos auxiliar com essa questão?

HeitorBortolanza
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/12/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos