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Processos de Eletrização

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Mensagem por estudosxlia Sáb 9 Jul - 17:02

A eletricidade estática é um fenômeno em que existe o acúmulo ou a falta excessiva de cargas elétricas em um sistema. Seus efeitos, em um ambiente seco, podem ser divertidos ou bastante perigosos em algumas situações, nas quais uma simples faísca pode resultar em incêndios ou explosões. Em geral, os problemas naturais associados à eletricidade estática estão relacionados aos processos de eletrização.
HEWITT, P. Física conceitual. 12 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. Um exemplo de eletricidade estática é o caso dos
powder monkeys – jovens que corriam embaixo dos conveses dos navios de guerra levando consigo sacos de pólvora negra para abastecer canhões. As cargas acumuladas no pó que ficava impregnado no corpo desses jovens poderia produzir fagulhas e causar incêndios. Mas isso era difícil de acontecer, porque eles trabalhavam descalços. Outro exemplo é o caso de um veículo de Fórmula 1, cujo abastecimento pode ser extremamente perigoso se não houver aterramento adequado do veículo.
Os processos de eletrização responsáveis pela geração das cargas estáticas descritas são, respectivamente,

A contato e indução. 
B contato e contato. 
C atrito e indução. 
D atrito e contato. 
E atrito e atrito.

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Mensagem por Elcioschin Sáb 9 Jul - 17:53

Em ambos os casos a eletrização é causada pelo atrito

No caso da pólvora existe atrito entre o carvão e os sacos.
Como os jovens estavam descalços, esta eletricidade estática se descarregava pelos pés dos jovens para o piso do navio.

No caso dos carros de fórmula I, o atrito é causado pelo contato dos pneus com a pista e do atrito do vento com o carro.
Como os pneus são isolantes elétricos, a eletricidade estática não consegue descarregar para o solo.
Isto representa um grande risco de incêndio no momento do reabastecimento de combustível. Bastaria um mecânico encostar uma ferramenta metálica no carro e no solo, para ocasionar uma faísca e o incêndio.
Este risco é evitado mediante uma artifício muito simples:
No solo, no local exato onde o carro para para reabastecer, existe uma placa metálica. E na parte inferior do carro existe um dispositivo metálico, que, acionado (pelo piloto ou pela equipe), abaixa e toca na placa, descarregando a eletricidade estática.
Só após isto concluído é permitido reabastecer!
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