PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UNB)-Bioquímica

Ir para baixo

(UNB)-Bioquímica  Empty (UNB)-Bioquímica

Mensagem por kayron winkell Seg 11 Abr 2022, 10:00

(UNB) A receita é simples e barata. Farelo de arroz, pó de folhas e casca de ovo. Misture e pronto. Com essa fórmula, a nutróloga Clara Brandão propõe resolver a problema da merenda escolar no Brasil. Ela é coordenadora de orientação alimentar do Ministério da Saúde e, há 30 anos, trabalha com nutrição infantil em todos os cantos do Brasil.

Chamada de multimistura, sua ideia surgiu nos anos 70 do século XX, quando a nutróloga morava no Pará. A verba para alimentação era curta. Muitas crianças sofriam de diarreia e quase 80% dos menores de cinco anos eram desnutridos. Clara visitou uma roça e viu que usavam pó de arroz para adubar as plantas. Aplicou o farelo no preparo de alimentos em uma creche e, em três dias, a diarreia das crianças parou. Segundo a nutróloga, "quanto mais grave a desnutrição e menor a faixa etária, melhor a resposta ao tratamento".

Brasil, almanaque de cultura popular, n. 102, out./2007. In: Internet: (com adaptações).

Acerca dos temas tratados no texto, julgue os itens subse quentes.

1( ) A absorção dos nutrientes disponíveis para as plantas que recebem o pó de arroz ocorre de maneira análoga à absorção desses mesmos nutrientes pelo intestino humano: as raízes, dotadas de numerosas dobras, au mentam significativamente a área de contato com o meio ambiente, e a absorção é feita ativamente, com gasto de energia celular.

2() Suponha-se que uma escola de estudantes de classe média resolva adicionar a multimistura à merenda de seus alunos do ensino médio. Caso a regra enunciada ao final do texto esteja correta, a melhora na saúde desses estudantes será visível a curto prazo.

3( ) A partir das informações do texto acerca das proprie dades nutritivas da multimistura, infere-se que esse composto seria um substituto adequado para o trigo na confecção da massa de bolos e pães.


Alguém pode explicar a alternativa 1?

kayron winkell
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 167
Data de inscrição : 12/10/2016
Idade : 26
Localização : juazeiro do norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos