PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Termodinâmica

2 participantes

Ir para baixo

Termodinâmica Empty Termodinâmica

Mensagem por Thiag0s Sáb 05 Mar 2022, 14:14

O gás de volume 0, 2m(^3), pressão 5bar, temperatura 30°C, é comprimido até que seu volume seja 0, 04 m^(3)
. Se a compressão ocorrer em um cilindro perfeitamente isolado, calcular a temperatura e a pressão finais. Considerar γ = 1, 4.

Thiag0s
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 10/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Termodinâmica Empty Re: Termodinâmica

Mensagem por gabriel_balbao Qui 10 Mar 2022, 23:40

Olá, Thiago!

Estou um pouco sem tempo, mas vou deixar minha sugestão. Quando o enunciado diz que "se a compressão ocorrer em um cilindro perfeitamente isolado", entendo que a transformação é adiabática. Outra coisa que me faz entender isso é o fornecimento do coeficiente de Poisson (γ). 

Bom, acho que a ideia aqui é aplicar a equação de Poisson para a termodinâmica. Ela diz que o produto pVγ se mantem constante em uma transformação adiabática reversível. A partir daí, você pode escrever que: p1V1γ = p2V2γ. Como você tem volumes inicial e final e pressão inicial, basta substituir. Você descobrirá a pressão final.

Com isso em mãos, você pode aplicar a Lei Geral dos Gases, p1V1/T1 = p2V2/T2, e descobrir a temperatura final.


Veja se funciona dessa forma. Caso não, avise. No mais, bons estudos!
gabriel_balbao
gabriel_balbao
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 03/02/2021
Idade : 20
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos