UFPR - Guerras Médicas
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UFPR - Guerras Médicas
”Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado no Báratro, enquanto que os lacedemônios atiraram-nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei. Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer o castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhes pela morte dos arautos enviados a Esparta. [...] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa marítima da Ásia. [...] Depois de convidá-los a participar da sua mesa, assim lhes falou: ‘Lacedemônios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo na Grécia, se quisésseis reconhecê-lo como soberano’. ‘Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimularnos- íeis a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”
(HERÓDOTO. História. São Paulo: Tecnoprint, s/d, p. 340–341.)
Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir:
1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado.
2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco-Pérsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos.
3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado por gregos e persas.
4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Gabarito:
Alguém poderia me explicar o texto? A maneira que interpretei contradiz totalmente com a resposta
1 - Em qual parte do texto é falado sobre essa rivalidade entre homens livres e escravos? Qual a relação disso com as Guerras Médicas?
2 - O que eu entendi foi que os espartanos e atenienses maltrataram os arautos, nesse caso, como a 3 pode ser verdadeira, já que fala da inviolabilidade dos mesmos?
3 - Imaginei que a 4 estaria correta devido ao evento comentado anteriormente, ela está errada por conta da frase: "os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”?
(HERÓDOTO. História. São Paulo: Tecnoprint, s/d, p. 340–341.)
Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir:
1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado.
2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco-Pérsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos.
3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado por gregos e persas.
4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Gabarito:
- Spoiler:
- C
Alguém poderia me explicar o texto? A maneira que interpretei contradiz totalmente com a resposta
1 - Em qual parte do texto é falado sobre essa rivalidade entre homens livres e escravos? Qual a relação disso com as Guerras Médicas?
2 - O que eu entendi foi que os espartanos e atenienses maltrataram os arautos, nesse caso, como a 3 pode ser verdadeira, já que fala da inviolabilidade dos mesmos?
3 - Imaginei que a 4 estaria correta devido ao evento comentado anteriormente, ela está errada por conta da frase: "os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”?
GustavoXYZ- Iniciante
- Mensagens : 20
Data de inscrição : 29/01/2022
Re: UFPR - Guerras Médicas
1) FALSA - Heródoto acreditava que NÃO podia-se concertar os erros do passado.
2) "mas os atenienses os haviam lançado no Báratro, enquanto que os lacedemônios atiraram-nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei."
"Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimularnos- íeis a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”
Essas partes do texto deixam explícito a diferença entre homens livres e escravos.
3) "Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer o castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhes pela morte dos arautos enviados a Esparta."
Os arautos não podiam sofrer nenhum tipo de violência, tanto por gregos e persas , pois sua função era de transmitir informação entre os povos. "Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades"
4) Exatamente, está errada devido a essa afirmação de que "os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”, quem utilizava essa denominação "bárbaros" eram os gregos em relação a outros povos.
Acredito que seja isso, qualquer coisa que ache que complemente minha resposta postarei aqui. Bons estudos!!
2) "mas os atenienses os haviam lançado no Báratro, enquanto que os lacedemônios atiraram-nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei."
"Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimularnos- íeis a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”
Essas partes do texto deixam explícito a diferença entre homens livres e escravos.
3) "Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer o castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhes pela morte dos arautos enviados a Esparta."
Os arautos não podiam sofrer nenhum tipo de violência, tanto por gregos e persas , pois sua função era de transmitir informação entre os povos. "Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades"
4) Exatamente, está errada devido a essa afirmação de que "os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”, quem utilizava essa denominação "bárbaros" eram os gregos em relação a outros povos.
Acredito que seja isso, qualquer coisa que ache que complemente minha resposta postarei aqui. Bons estudos!!
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