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UFPR - Guerras Médicas

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Mensagem por GustavoXYZ Ter 01 Fev 2022, 10:29

”Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado no Báratro, enquanto que os lacedemônios atiraram-nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei. Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer o castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhes pela morte dos arautos enviados a Esparta. [...] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa marítima da Ásia. [...] Depois de convidá-los a participar da sua mesa, assim lhes falou: ‘Lacedemônios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo na Grécia, se quisésseis reconhecê-lo como soberano’. ‘Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimularnos- íeis a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”

(HERÓDOTO. História. São Paulo: Tecnoprint, s/d, p. 340–341.)

Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir:
1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado.
2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco-Pérsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos.
3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado por gregos e persas.
4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”.
 
Assinale a alternativa correta.

 a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

 b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

 c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

 d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

 e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Gabarito:
Spoiler:

Alguém poderia me explicar o texto? A maneira que interpretei contradiz totalmente com a resposta

1 - Em qual parte do texto é falado sobre essa rivalidade entre homens livres e escravos? Qual a relação disso com as Guerras Médicas?
2 - O que eu entendi foi que os espartanos e atenienses maltrataram os arautos, nesse caso, como a 3 pode ser verdadeira, já que fala da inviolabilidade dos mesmos?
3 - Imaginei que a 4 estaria correta devido ao evento comentado anteriormente, ela está errada por conta da frase: "os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”?

GustavoXYZ
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Mensagem por Ana Laura Guimarães Dom 06 Fev 2022, 23:55

1) FALSA - Heródoto acreditava que NÃO podia-se concertar os erros do passado.

2) "mas os atenienses os haviam lançado no Báratro, enquanto que os lacedemônios atiraram-nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei."


"Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimularnos- íeis a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”
 

Essas partes do texto deixam explícito a diferença entre homens livres e escravos. 


3)  "Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer o castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhes pela morte dos arautos enviados a Esparta."
Os arautos não podiam sofrer nenhum tipo de violência, tanto  por gregos e persas , pois sua função era de transmitir informação entre os povos. "Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades"




4) Exatamente, está errada devido a essa afirmação de que  "os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”, quem utilizava essa denominação "bárbaros" eram os gregos em relação a outros povos. 


Acredito que seja isso, qualquer coisa que ache que complemente minha resposta postarei aqui. Bons estudos!!
Ana Laura Guimarães
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