PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem-Culto a aparência na sociedade contemporânea

2 participantes

Ir para baixo

Enem-Culto a aparência na sociedade contemporânea  Empty Enem-Culto a aparência na sociedade contemporânea

Mensagem por nathanvasoncelos958 Sáb 06 Nov 2021, 21:01

Olá amigos!
Gostaria da opnião de vocês para essa redação que fiz seguindo o critério da redação do Enem. Agradeço!

Introdução; 
 Na mitologia grega é famoso o mito de "Narciso".Nessa história é retratado um jovem que, apaixonado pela propia beleza, morre afogado ao busca-la no reflexo da água. Fora da ficção, é notório nas atuais  sociedades a persistência da extrema preocupação dos indivíduos com sua aparência. Tal impasse deriva, principalmente, da influência que os meios de comunicação em massa exercem na construção de um padrão estético, e gera efeitos negativos aos indivíduos que buscam essa idealização. Desse modo, convém analisarmos as principais causas consequências e possível solução acerca da problemática.
DEsenvolvimento 1
  Inicialmente, é necessário destacar a relação da midia com o impasse. De acordo com o conceito sociedade do espetáculo do filósofo Guy Debord vivi-se, na modernidade, uma realidade baseada em imagens oriundas dos meios de comunicação em massa, como as redes sociais e televisão, os quais cultuam padrões esteticos e estilos de vida. Nessa perspectiva, mulheres magras e homens sarados quase sempre são associados a momentos de sucesso e glamurização, o que faz com que os espectadores dessas exposições busquem alcançar  a mesma condição. Assim, por meio majoritariamente de propagandas e fotos nesses meios, grande parte do corpo social é conduzido a pensar que sua felicidade está condicionada a um modelo corporal específico, algo grave levando em conta a pluralidade física saudável existente. 
DESENVOLVIMENTO 2 :
 Além disso, é essencial destacar as consequências do panorama supracitado na vida das pessoas que buscam esses padrões estéticos. Isso porque , com objetivo de alcançar a condição corporal idealizada pela sociedade, muitos indivíduos utilizam de recursos perigosos como o uso de "remédios milagrosos" para emagrecer, anabolizantes, redução expressiva da quantidade de calorias ingeridas e cirurgias. Nesse sentido, o perigo com a saúde fica evidente, não só pelas doenças fisiológicas relacionadas ao processo de perda de peso ou ganha de massa muscular sem devido acompanhamento médico, mas também por causa de transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, geradas quando não se alcança a aparência cultuada.

Conclusão: 

 Depreende-se, portanto,  que  a intensa preocupação dos indivíduos com a própria estética  é algo prejudicial. Logo, afim de promover a ampliação da auto aceitação corporal, as empresas dos meios de comunicação devem promover a desconstrução dos padrões de beleza, por meio de campanhas publicitárias que abordem a pluralidade física existente entre os seres humanos. Espera- se ,com isso, que casos extremos como o da mitologia de Narciso fique apenas na ficção. 

Bom eu passei aqui pro site pelo celular , se tiver erros pesso desculpas!
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enem-Culto a aparência na sociedade contemporânea  Empty Re: Enem-Culto a aparência na sociedade contemporânea

Mensagem por romulos1 Sáb 13 Nov 2021, 03:43

Introdução; 
 Na mitologia grega é famoso o mito de "Narciso".N, nessa história é retratado um jovem que, apaixonado pela propia própria beleza, morre afogado ao busca-la buscá-la no reflexo da água. Fora da ficção, é notório nas atuais  sociedades a persistência da extrema preocupação dos indivíduos com sua aparência. Tal impasse deriva, principalmente, da influência que os meios de comunicação em massa exercem na construção de um padrão estético, e gera (e gera? não fez sentido) o que gera efeitos negativos aos indivíduos que buscam essa idealização. Desse modo, convém analisarmos (não se usa 1° pessoa) as principais causas, consequências e possível solução acerca da problemática.(deveria ter dito a causa e a consequência) : influência midiática e enfermidades causadas pelos métodos utilizados para alcançar o padrão de beleza (se não faz isso, dá a entender que você tá sendo malandrão, colocando algo genérico porque não sabe do que fala)
Desenvolvimento 1
  Inicialmente, é necessário destacar a relação da midia mídia com o impasse. De acordo com o conceito sociedade do espetáculo do filósofo Guy Debord vivi-se vive-se, na modernidade,(não há necessidade das vírgulas, adjunto adverbial com duas palavras não obriga vírgula) uma realidade baseada em imagens oriundas dos meios de comunicação em massa, como as redes sociais e televisão, os quais cultuam padrões esteticos estéticos e estilos de vida. Nessa perspectiva, mulheres magras e homens sarados quase sempre são associados a momentos de sucesso e glamurização, o que faz com que os espectadores dessas exposições busquem alcançar  a mesma condição. Assim, por meio majoritariamente de propagandas e fotos nesses meios, grande parte do corpo social é conduzido a pensar que sua felicidade está condicionada a um modelo corporal específico, algo grave levando em conta a pluralidade física saudável existente. ("algo grave... está expositivo, desenvolva a consequência: "dessa maneira, as pessoas são influenciadas a comprarem produtos, máquinas que prometem, falsamente, dá-las o corpo idealizado por elas")
DESENVOLVIMENTO 2 :
 Além disso, é essencial destacar as consequências do panorama supracitado na vida das pessoas que buscam esses padrões estéticos. Isso porque , com objetivo de alcançar a condição corporal idealizada pela sociedade, muitos indivíduos utilizam de recursos perigosos como o uso de "remédios milagrosos" para emagrecer, anabolizantes, redução expressiva da quantidade de calorias ingeridas e cirurgias. Nesse sentido, o perigo com a saúde fica evidente, não só pelas doenças fisiológicas relacionadas ao processo de perda de peso ou ganha de massa muscular sem devido acompanhamento médico (enchendo lingüiça), mas também por causa de transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, geradas quando não se alcança a aparência cultuada.
Conclusão: 
 Depreende-se, portanto,  que  a intensa preocupação dos indivíduos com a própria estética é algo prejudicial. Logo, a fim de promover a ampliação da auto aceitação corporal, as empresas dos meios de comunicação devem promover a desconstrução dos padrões de beleza, por meio de campanhas publicitárias que abordem a pluralidade física existente entre os seres humanos. Espera- se, com isso, que casos extremos como o da mitologia de Narciso fique apenas na ficção. 

As ideias que você quis desenvolver, tanto no 1° desenvolvimento quanto no 2°, são muito parecidas, mas corrigi mesmo assim, embora o segundo tenha ficado bom. Tenta varias mais as ideias, você praticamente teve 1 desenvolvimento.

É importante desenvolver todas as partes da conclusão. Além disso, é válido escrever dois efeitos da ação proposta, um mais específico e um mais geral. "dessa maneira, evita-se que as pessoas destruam sua saúde em busca de um corpo idealizado. Espera-se, com isso, que casos extremos..."

Cuidado com os erros de acentos, de resto acho seu texto bem escrito.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Enem-Culto a aparência na sociedade contemporânea  Empty Re: Enem-Culto a aparência na sociedade contemporânea

Mensagem por nathanvasoncelos958 Sáb 13 Nov 2021, 19:31

Obrigado !
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Enem-Culto a aparência na sociedade contemporânea  Empty Re: Enem-Culto a aparência na sociedade contemporânea

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos