PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

proporção

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido proporção

Mensagem por PinheiroDaSelva Ter 05 Out 2021, 23:42

Em uma biblioteca, foram distribuídas tarefas iguais para dois funcionários cujas jornadas diárias de trabalho tinham inicio às 9h e término às 16h, de forma ininterrupta. O primeiro funcionário executou a sua tarefa utilizando 9 jornadas completas e o segundo em x jornadas terminou um trabalho idêntico ao realizado pelo primeiro funcionário. Por terem atendido às expectativas de produtividade, ambos foram chamados para executarem juntos o mesmo trabalho que estavam fazendo individualmente, pois era necessária celeridade na execução, e o fizeram em 4 jornadas completas, utilizando os mesmos horários que individualmente já haviam cumprido nos trabalhos que lhes tinham sido propostos. Com as informações que constam no enunciado, é possível afirmar que a jornada do segundo funcionário, quando esse trabalhou sozinho, foi de:




Não entendi pq meu método não deu certo. Eu pensei que se os dois fizessem o trabalho em 9 jornadas os dois juntos fariam tudo em 4,5 jornadas, aí fiz regra de três
9 4,5
x 4
deu 8. expliquem pq o raciocínio está errado. Se quiserem explicar a própria resolução fiquem à vontade, mas eu quero saber como consertar meu raciocínio, pq não me parece tão errado.


Última edição por PinheiroDaSelva em Qua 06 Out 2021, 14:25, editado 1 vez(es)

PinheiroDaSelva
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por qedpetrich Qua 06 Out 2021, 00:22

Sua questão já foi resolvida jovem, pelo colega Ashitaka e pelo Edu Lima. Por qual motivo postaste a mesma questão se a mesma já teve uma solução muito mais que satisfatória, por acaso lestes as regras do fórum? Parece que não, na outra postagem foi mal educado e ficou se achando o "maneirão" fazendo piadinha. Sugiro que mude este comportamento, não agrega em nada para o fórum.

Questão resolvida.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Edu lima gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por PinheiroDaSelva Qua 06 Out 2021, 00:35

qedpetrich escreveu:Sua questão já foi resolvida jovem, pelo colega Ashitaka e pelo Edu Lima. Por qual motivo postaste a mesma questão se a mesma já teve uma solução muito mais que satisfatória, por acaso lestes as regras do fórum? Parece que não, na outra postagem foi mal educado e ficou se achando o "maneirão" fazendo piadinha. Sugiro que mude este comportamento, não agrega em nada para o fórum.

Questão resolvida.
Eu quero entender em que parte eu errei na minha resolução, onde mais posso saber isso? Não conheço ninguém que me responda isso, por isso perguntei no fórum. O tempo que você gastou poderia ter sido usado pra tentar me ajudar.

PinheiroDaSelva
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por qedpetrich Qua 06 Out 2021, 00:51

Você por acaso leu a resposta do Ashitaka? Só faltou ele botar na sua boca, você acha que as pessoas tem que te dar o mastigado e você apenas chega e come o bife suculento? Cara vai atrás, busca, tenta, leia e releia, ninguém vai fazer por você. Tente se esforçar, ninguém tem a obrigação de te ensinar, fazemos isso por pura espontânea vontade, na medida do possível é claro. O que me parece é que você procura os defeitos aonde não existe, já tentou parar e se perguntar se o problema não é você? Mil desculpas, nunca falei com ninguém desta maneira, mas você que tá escolhendo o tratamento, não sabe respeitar ninguém..

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por PinheiroDaSelva Qua 06 Out 2021, 00:59

qedpetrich escreveu:Você por acaso leu a resposta do Ashitaka? Só faltou ele botar na sua boca, você acha que as pessoas tem que te dar o mastigado e você apenas chega e come o bife suculento? Cara vai atrás, busca, tenta, leia e releia, ninguém vai fazer por você. Tente se esforçar, ninguém tem a obrigação de te ensinar, fazemos isso por pura espontânea vontade, na medida do possível é claro. O que me parece é que você procura os defeitos aonde não existe, já tentou parar e se perguntar se o problema não é você? Mil desculpas, nunca falei com ninguém desta maneira, mas você que tá escolhendo o tratamento, não sabe respeitar ninguém..
Na sua visão juvenil você pensa que eu quero tudo mastigado, mas não é. Meu ensino médio foi péssimo. Estudo matemática diariamente pra consertar minhas falhas e têm conclusões que não chego por conta própria, ou talvez demore pra chegar. Você está sendo arrogante. Minha conclusão final é de que a questão está errada pois é impossível ter numero não natural como número de termos de uma progressão, mas posso estar errado pois não tenho a experiência em matemática que o pessoal aqui tem.

PinheiroDaSelva
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por qedpetrich Qua 06 Out 2021, 01:04

Eu fui arrogante? Me diz como chegamos a essa situação? Por acaso eu que comecei a duvidar dos colegas de forma desrespeitosa? Se você não entendeu uma passagem tudo bem é normal, ninguém sabe de tudo, mas por que a impaciência? Você nem esperou os mesmos responderem e já partiu pra ignorância. Qual seu problema?

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por SO_Manetol Qua 06 Out 2021, 01:07

Amigo, por favor, muda a aproximação com o fórum. Você tá
em um delírio de grandeza, todos estão errados e você está 
certo. 
Eu queria me limitar ao comentário no outro tópico acreditando que
algum outro comentário fosse petulância minha, mas a sua atitude 
desinibida acaba com a boa harmonia da comunidade.
SO_Manetol
SO_Manetol
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 17/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por PinheiroDaSelva Qua 06 Out 2021, 01:08

qedpetrich escreveu:Eu fui arrogante? Me diz como chegamos a essa situação? Por acaso eu que comecei a duvidar dos colegas de forma desrespeitosa? Se você não entendeu uma passagem tudo bem é normal, ninguém sabe de tudo, mas por que a impaciência? Você nem esperou os mesmos responderem e já partiu pra ignorância. Qual seu problema?
Minha tirada de sarro leve foi proporcional ao descaso do pessoal com minha dúvida, você está aumentando as coisas.

PinheiroDaSelva
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por PinheiroDaSelva Qua 06 Out 2021, 01:10

O problema da situação é que minha dúvida foi vista como uma negação da resolução pelos colegas, não é. Eu só queria entender onde errei na minha própria resolução.

PinheiroDaSelva
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por qedpetrich Qua 06 Out 2021, 01:16

Amigo este tópico nem era pra existir, não é permitido postar a mesma questão. Sua dúvida já foi respondida, vou retomar o que o colega Ashitaka disse: 

Errou ao considerar que os dois funcionários possuem a mesma produtividade. Não é porque o primeiro faz em 9 jornadas que os dois juntos vão fazer em 4.5.

Como o Edu Lima bem disse, a fórmula de velocidade em MU é uma relação proporcional e foi usada como analogia para resolução desse problema, como bem expliquei na primeira mensagem. E velocidade não é apenas distância sobre tempo. Ao dizer que um funcionário é mais veloz do que outro para executar uma tarefa, não se imagina que ambos estão apostando corrida nos 100 metros rasos. Aqui estamos falando de produtividade.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: proporção

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos