PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interpretação

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Interpretação

Mensagem por Osten Dom 13 Jun 2021, 19:16

Interpretação Pir210 

(UERJ) O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado fez esta foto num campo de refugiados instalados em equipamentos ferroviários na fronteira da Croácia com a Sérvia e a Bósnia, em 1994. Assim como textos, fotografias podem ser lidas: o menino que aparece no primeiro plano funciona como o tema da foto, enquanto o trem no segundo plano comenta este tema.

O fotógrafo, ao enquadrar o trem parado ao fundo, onde os refugiados se encontravam instalados, ressalta o contraste entre: (A) o metal e a terra
(B) o real e o imaginário
(C) o progresso e a guerra
(D) a infância e o mundo adulto

Não consigo entender a subjetividade dessa questão. Por que não pode ser a A? Também não um contraste?
Gab C


Última edição por Osten em Dom 13 Jun 2021, 19:42, editado 1 vez(es)
Osten
Osten
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 08/08/2020
Localização : Rio de janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Interpretação

Mensagem por Reverse. Dom 13 Jun 2021, 19:30

Pensei da seguinte forma:

O trem no geral é um instrumento de transporte de suma importância, operando por longas faixas de tempo. A representação dele parado com pessoas abrigadas já traz uma ideia de estaticismo.

Refugiados normalmente saem de territórios em que se procedem guerras violentas, numa tentativa de conseguir uma vida melhor.

Ao meu ver, Salgado trouxe isso no sentido de que a guerra se mostra como um grande muro de pedra para o progresso, no que tange economia e questões político-sociais, em que o foco do evento é alcançar a superioridade bélica em relação ao oponente ( pensando em guerra como conflito ).

Sempre acho esse tipo de questão sacana, não testa conhecimento e é quase uma adivinhação sobre algo que pode ter vários sentidos.
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagens : 341
Data de inscrição : 05/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Interpretação

Mensagem por Osten Dom 13 Jun 2021, 19:38

Reverse. escreveu:Pensei da seguinte forma:

O trem no geral é um instrumento de transporte de suma importância, operando por longas faixas de tempo. A representação dele parado com pessoas abrigadas já traz uma ideia de estaticismo.

Refugiados normalmente saem de territórios em que se procedem guerras violentas, numa tentativa de conseguir uma vida melhor.

Ao meu ver, Salgado trouxe isso no sentido de que a guerra se mostra como um grande muro de pedra para o progresso, no que tange economia e questões político-sociais, em que o foco do evento é alcançar a superioridade bélica em relação ao oponente ( pensando em guerra como conflito ).

Sempre acho esse tipo de questão sacana, não testa conhecimento e é quase uma adivinhação sobre algo que pode ter vários sentidos.
Exatamente!! Eu pensei quase a mesma coisa que você. Entretanto, achei que estava extrapolando os limites da questão, que isso era mais coisa da minha ''convicção'' do que algo da questão em si. Dessa forma, acabei marcando a alternativa mais objetiva possível, o que era mais claro
Osten
Osten
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 08/08/2020
Localização : Rio de janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Interpretação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos