PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil Empty Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil

Mensagem por <dougz/> Dom 23 maio 2021, 09:07

Saudações a todos! Gostaria de ouvir suas opiniões quanto à redação a seguir.
Quantos pontos vocês dariam?
Desde já agradeço a atenção de vocês!

Tema: Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil

Introdução
Está garantido, no Artigo 5.º da Constituição Federal de 1988, o direito que todo cidadão tem de locomover-se livremente pelo território nacional em tempos de paz. Entretanto, essa não é a realidade para milhões de habitantes das metrópoles brasileiras, que sofrem diariamente com o congestionamento de vias públicas e filas quilométricas ao deslocarem-se pelas cidades. Aqueles que optam pelo transporte coletivo são obrigados a encarar a superlotação dos ônibus e metrôs.

Desenvolvimento
Segundo um levantamento de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em 2014, havia um automóvel para cada quatro habitantes no país. Estima-se que, em 2020, a frota de veículos em circulação atinja 47,1 milhões de veículos, dos quais mais de 30 milhões estão no estado de São Paulo. Proporcionalmente, também aumenta o número de acidentes no trânsito, ceifando as vidas de muitos e deixando sequelas àqueles que sobrevivem. Caso mudanças não sejam feitas, o já caótico trânsito nos centros urbanos corre o risco de colapsar nos próximos anos.
O aumento descontrolado da frota nacional é fomentado pela baixa qualidade do transporte público ofertado à população. Embora os custos com o uso do ônibus e do metrô sejam menores que os gastos com a manutenção de um veículo particular, a superlotação e falta de conforto levam os indivíduos a adquirirem um carro próprio. Isto não só contribui com o engasgo das vias públicas, como também agrava outras problemáticas como a poluição sonora e a emissão de gases poluentes para a atmosfera, deteriorando a qualidade de vida daqueles que vivem nestas condições.

Conclusão
Em síntese, é necessária a ação dos governos municipais, em conjunto com o Governo Federal e o DENATRAN, a fim de ofertar meios de transporte coletivo alternativos que sejam viáveis e eficientes à população. Também é importante expandir as áreas atendidas pelo transporte público com a finalidade de frear o aumento da frota de automóveis. Dessa forma, será possível garantir, a todos os brasileiros, o direito à livre locomoção pelo país, de modo eficiente e seguro.

<dougz/>
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/05/2021
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil Empty Re: Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 23 maio 2021, 11:58

Bom dia Dougz!
Antes de mais nada, seja bem vindo ao fórum colega!! Wink
Leia as regras do fórum também, se já tiver lido, tudo certo!
Bom, antes de mais nada, eu não tenho competência para dar notas... Então, aproveitando, quero saber se haverá algum problema, caso eu veja a sua redação, aponte os seus erros.
E, com isso, vc faz a sua pontuação.

Pode ser?
É assim que faço com os outros colegas do fórum tbm!
Caso fique interessado, dê uma olhadinha nas outras redações que estão aqui no fórum!
Tudo certo? Podemos fazer assim? Me responda aqui e já envio sua correção!!

Grande abraço! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil Empty Re: Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil

Mensagem por <dougz/> Dom 23 maio 2021, 13:55

Olá! Por favor, sinta-se à vontade para avaliar meu texto da forma que achar melhor! E desde já agradeço sua resposta Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil 1f604

<dougz/>
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/05/2021
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil Empty Re: Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 23 maio 2021, 14:50

Nada que isso!
Vamos começar a corrigi-lo!
Fazendo com calma, de parágrafo em parágrafo!

I) Introdução:
-> "... Artigo 5.º ...
Aqui, vc não precisa desse ponto entre o 5 e o sinal º
Basta escrever/digitar: Artigo 5º


-> Adorei o seu parágrafo de introdução!!
Fez uma boa contextualização, citando um direito de todos.
Conseguiu ligar isso à realidade! Apenas falo que, como citei acima, atente-se ao digitar sua redação! Vc pode cometer algum erro e eu acabar considerando, achando que vc errou mesmo! Wink
Vamos para o segundo parágrafo.

II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "... São Paulo. Proporcionalmente, também ..."
Aqui apenas um ponto sobre o seguinte. Vc terminou uma frase, começou outra, porém, vc está falando da mesma ideia.
Logo, recomendo o uso de um conectivo, que liga ambas as frases, sendo que eu uma vc tem uma ideia, e na seguinte, vc aumenta ela.
Vc pode usar: Nesse contexto; Nesse aspecto; Sob esse viés; Sob essa ótica ....
Apenas adapte a sua frase, tirando o "proporcionalmente" e adicionando esse conectivo com outra palavra! Wink

-> Novamente, gostei muito do seu parágrafo!
Bela contextualização!
Respeitou todas as regras gramaticais relacionadas ao parágrafo de desenvolvimento. Apenas atente-se que, ao vc acabar uma frase e iniciar outra, é como se vc terminasse a ideia e iniciasse outra totalmente diferente, logo, pense no uso dos conectivos!

Vamos para o 3º parágrafo! cheers

III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "O aumento descontrolado ..."
Não se inicia um parágrafo sem um conectivo. Vc, ao iniciar o 3º parágrafo, vc está ligando a ideia que vc irá dizer nele com a que vc disse no 2º...
Logo, recomendo o uso de conectivo que ligue eles! Pode ser algo simples, como um "Além disso" ... Ou algum outro de sua preferência! Wink

-> Novamente!
Gostei do seu parágrafo!
Apenas atente-se a esse uso dos conectivos... eles ajudam o seu texto a fluir mais! E lembre-se que, o entendimento dele, aliado com a escrita bem feita, ajuda bastante!

Vamos para o último agora!

IV) Conclusão:
-> Perfeito estado! Não acho nada de errado com a sua conclusão! Wink
Muito bem feita!


Olha, fechamos por aqui!
Gostei muito do seu texto... Vc sabe contextualizar o assunto!
Conhece bem as normas gramaticais e as formas estruturais das redações. Como fazer cada parágrafo direitinho!
Gostei bastante.
Caso queira, dê uma olhada também nas redações dos outros colegas! Vc pode tirar algo de bom lá também!!
Grande abraço, meu amigo! E seja bem vindo, mais uma vez, ao fórum PiR2! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil Empty Re: Os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos