PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL

2 participantes

Ir para baixo

FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Empty FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL

Mensagem por futurocadetedoar Sáb 27 Fev 2021, 20:16

Nos enunciados abaixo há adjuntos adnominais e apenas um complemento nominal. Assinale a alternativa que contém complemento nominal: Escolha uma:
 a. Ciclo de graves crises. b. Distribuição de poderes de renda. c. História do mundo. d. Energia desta nação. e. Faturamento das empresas.
O gabarito do livro é A, mas não entendo o porquê. Pensei que a resposta fosse B.

futurocadetedoar
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 25/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Empty Re: FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL

Mensagem por samfandrade Ter 02 Mar 2021, 16:33

Eu também marcaria a B.
Acredito que em "distribuição de poderes de renda" há um teor de termo paciente (poderes de renda são distribuídos). E não enxergo isso na letra A.
Pelo contrário, eu vejo "de graves crises" como sendo um adjunto de núcleo em "crises". É como se tivéssemos um adjunto adnominal dentro de outro ("graves" é um adjetivo que caracteriza "crises", e a locução adjetiva "de crises" (que pode ser substituída pelo adjetivo "críticas") caracteriza "ciclo".
Para mim, a "A" tem um adjunto adnominal, e a B um complemento.
Por isso, o gabarito seria B.
Tem certeza que o gabarito é A?
samfandrade
samfandrade
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/03/2021
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro - BR

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Empty Re: FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL

Mensagem por futurocadetedoar Sáb 06 Mar 2021, 19:26

Também acho isso, mas o gabarito é realmente a. Talvez tenha sido anulada e o autor do livro não tenha percebido. Enfim, muito obrigado!

futurocadetedoar
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 25/02/2021

samfandrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Empty Re: FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL

Mensagem por samfandrade Sex 19 Mar 2021, 14:42

futurocadetedoar escreveu:Também acho isso, mas o gabarito é realmente a. Talvez tenha sido anulada e o autor do livro não tenha percebido. Enfim, muito obrigado!
Mostrei essa questão para um professor de língua portuguesa e ele concordou com a gente! O gabarito é B. 
Espero ter ajudado. Tmj, e bons estudos!!!!!
samfandrade
samfandrade
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/03/2021
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro - BR

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Empty Re: FUVEST- COMPELEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos