PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

4 participantes

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por felipeomestre123 Qui 24 Dez 2020, 15:10

Relembrando a primeira mensagem :

Tema: O crescimento do trabalho informal no Brasil
 
 
 Decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos direitos Humanos assegura à todos os indivíduos o direito à educação e ao trabalho. No entanto, a péssima gerência governamental e a ineficiência na esfera educacional impossibilitam que a população brasileira desfrute desse direito na prática, visto que pessoas com baixo grau de escolaridade têm dificuldades de conseguir empregos formais. Dessa forma, é necessário que medidas sejam tomadas a fim de resolver essas problemáticas educacionais e governamentais. 
 Primeiramente, necessita-se entender que a educação é um fator importante na constituição de um país. Atualmente, ocupando a nona colocação no ranking de economias mundial, seria lógico dizer que o Brasil possui um sistema educacional público eficiente. Porém, o quê verifica-se é justamente o oposto e a prova disso é claramente refletida no grande número de pessoas que optam por trabalhar informalmente, uma vez que estas não possuem escolaridade suficiente para competir no mercado de trabalho. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11,8 milhões de pessoa são analfabetas. Diante do exposto, é inadmissível que o Brasil tenha tamanha ineficiência âmbito educacional tendo em vista o seu poder econômico. 
 Secundariamente, é preciso atentar-se à impunidade relativa à má administração governamental. Segundo Martin Luther King, "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar". Dessa forma, tem-se como resultado da negligente logística estatal, injustiças em âmbito nacional como a falta de empregos formais para a população com baixo grau de escolaridade, posto que o mau direcionamento dos recursos governamentais na para educação pública brasileira acarreta na falta de preparo da própria população para o mercado trabalhista.
 Portanto, é notório que há obstáculos por parte do Estado para garantir os direitos à sua população. Assim, é fulcral que o poder legislativo destine mais recursos ao setor público-educacional com o objetivo de melhorar o ensino brasileiro. Ademais, é preciso que o MEC (Ministério da Educação) incentive os alunos a estudarem, através de palestras ministradas por pedagogos, por meio do direcionamento do orçamento governamental destinado pelo poder legislativo. Desse modo, a ONU poderá assegurar aos cidadãos brasileiros os direitos que, por lei, pertencem a eles. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pessoal, estou começando agora. Inspirei-me em algumas redações. Não sei muito sobre como fazer uma redação, então, se tiver errado muito feio, é porque não sei mesmo...


Última edição por felipeomestre123 em Qui 24 Dez 2020, 23:27, editado 1 vez(es)
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo


Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty correção da introdução

Mensagem por felipeomestre123 Sex 25 Dez 2020, 22:10

Decretada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos deveria assegurar a todos os indivíduos o direito à educação e ao trabalho. No entanto, grande parcela da população não desfruta desse direito na prática, já que a falta de preparo para o mercado de trabalho dificulta-a de adentrar no mercado trabalhista, seja pela negligência governamental, seja pela incompetência de instituições educacionais.
 
Meus erros (veja se conferem):
1)      Órgãos muito conhecidos não devem ter suas siglas explicitadas.
2)      Como advérbios de tempo, sem serem deslocados, vêm no final da frase, aquele exemplo que escrevi deveria ser separado por vírgulas porque foi deslocado.
3)      Não posso generalizar que toda a população é dificultada, já que parcela da população tem condições de frequentar escolas particulares.
4)      É preferível colocar a tese por último, já que é ela que  encaminhará a introdução ao desenvolvimento
 
 
Arthur, está legal ou ainda tenho que arrumar algo?
 
 
Quanto à frase que coloquei depois de tudo que foi digitado, era porque, normalmente, pessoas me diziam que deveria explicitar em uma frase isolada sobre o quê iria falar.
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por romulos1 Sex 25 Dez 2020, 23:10

Sim, na introdução foram esses.
Mas tem um que percebi agora!
"preparo para o mercado de trabalho dificulta-a de adentrar no mercado trabalhista"
Reparou? você disse mercado de trabalho e mercado trabalhista. Repetiu a palavra mercado e repetiu o radical "trabalh".
Trabalho e trabalhistas conta como repetição.

Aconselho remover o primeiro, ficando assim:

No entanto, grande parcela da população não desfruta desse direito na prática, já que a falta de preparo dificulta-a de adentrar no mercado trabalhista.

esse "de" soa estranho, mas não sei se configura erro.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por felipeomestre123 Sex 25 Dez 2020, 23:39

Também, foi mal, não percebi...
Poderia ter enxugado em só uma oração...

Se alguém souber se o conectivo "dificultar alguém de algo" está certa, corrija-me porque ainda não sei nada sobre gramática ksksk.
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por victormanfro99 Sex 25 Dez 2020, 23:42

No entanto, grande parcela da população não desfruta desse direito na prática, já que a falta de preparo gera dificuldade de adentrar no mercado trabalhista. Acho q assim fica melhor.
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por _Arthur_ Sáb 26 Dez 2020, 03:07

felipeomestre123 escreveu:Decretada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos deveria assegurar a todos os indivíduos o direito à educação e ao trabalho. No entanto, grande parcela da população não desfruta desse direito na prática, já que a falta de preparo para o mercado de trabalho dificulta-a de adentrar no mercado trabalhista, seja pela negligência governamental, seja pela incompetência de instituições educacionais.
 
Quanto à frase que coloquei depois de tudo que foi digitado, era porque, normalmente, pessoas me diziam que deveria explicitar em uma frase isolada sobre o quê iria falar.
Isso a tese já faz. Essa última frase é o famoso enche linguiça.
Cadê a oração intercalada?
Aliás, o tema é crescimento do trabalho informal. No entanto, em nenhum momento da introdução você menciona trabalho informal, tampouco que ele está em crescimento. 
Outra: "seja pela negligência governamental, seja pela incompetência de instituições educacionais." a tese está na ordem errada. No primeiro parágrafo argumentativo, você falou (ou pelo menos tentou) falar sobre incompetência das instituições educacionais. No segundo, falou sobre a negligência governamental. Portanto, a tese deve corresponder a essa ordem.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 26 Dez 2020, 16:12

Ok, vou redigi-la:

Decretada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos deveria assegurar a todos os indivíduos o direto a à educação e ao trabalho. No entanto, por não possuir preparo educacional suficiente, grande parcela da população tem dificuldades de adentrar no mercado de trabalho formal, logo, esta possui, como opção mais acessível  única saída, o ofício informal, seja pela péssima qualidade das instituições educacionais, seja pela negligência governamental.


Meus erros: 
1) Não ter citado, se quer, o mercado informal. 
2) Não pontuaria tanto se não tivesse intercalado as frases.

Obrigado Arthur, Romolus1 e Victor.

Se houver mais algum erro na minha introdução, ficarei feliz em arruma-lo.


Última edição por felipeomestre123 em Sáb 26 Dez 2020, 21:26, editado 2 vez(es)
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 26 Dez 2020, 16:15

Ah, quanto à oração intercalada, nem sabia do que se tratava, por isso não tinha colocado. Agora, vou assistir alguns videos e ler um pouco sobre. Obrigado!
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por _Arthur_ Sáb 26 Dez 2020, 17:10

Você ainda não disse que o trabalho informal está EM CRESCIMENTO.
Ademais, não sei se você percebeu, mas o romulo e eu lhe ensinamos a usar oração intercalada, mas mesmo assim você não a usou novamente.
E novamente você usou a palavra "opção". Os desqualificados não têm "opção". É o que resta para eles, na verdade.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

romulos1 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 26 Dez 2020, 21:43

Arthur, minha dúvida é quanto à oração intercalada...
Vejo aulas na internet, mas não consigo chegar numa definição e um exemplo que não seja uma opinião.

Se puder ajudar-me, agradeço!
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por _Arthur_ Sáb 26 Dez 2020, 21:53

romulos1 escreveu:
"a Declaração Universal dos direitos Humanos assegura - ou deveria assegurar -[oração intercalada para ganhar pontos na competência 1]
Isso que o romulo lhe ensinou é a oração intercalada. Escreve-se uma oração, entre travessões, realçando alguma coisa.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. - Página 2 Empty Re: Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos