PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondas Gama

2 participantes

Ir para baixo

Ondas Gama Empty Ondas Gama

Mensagem por CogitoErgoGre Ter 16 Jun 2020, 08:44

bom dia amigos do fórum,
sobre a seguinte afirmativa (correta aliás) :

"  A reação de transmutação de um átomo A gera outro B e n Gamas - sendo n (um número inteiro) o número de fótons Gama emitidos até o átomo A atingir o equilíbrio ..."

adaptei ela do exercicio, porque só fiquei com dúvida quanto à natureza dos fótons/ ondas gamas :


Fóton não é partícula e Gama é onda ?
CogitoErgoGre
CogitoErgoGre
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 27/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas Gama Empty Re: Ondas Gama

Mensagem por tynobg Ter 16 Jun 2020, 21:52

Cogito, ambas são ondas eletromagnéticas. Porém os raios Gama são altamente energéticos (se não me engano são as ondas eletromagnéticas mais energéticas depois dos raios cósmicos). Eu nunca ouvi falar no termo fótons gama, mas creio que tanto os fótons quanto os raios gama estão incluídos da dualidade onda-partícula.
tynobg
tynobg
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas Gama Empty Re: Ondas Gama

Mensagem por CogitoErgoGre Qua 17 Jun 2020, 07:38

Fala tynobg,
então parceiro, achei estranho esse termo também, mas achei que estaria errado porque o fóton seria uma partícula (até pra explicar o efeito fotoelétrico do einstein, aquele lindo);
se considerar "fótons gama", seria o mesmo que dizer que as ondas gamas possuem comportamento corposcular, o que eu nunca ouvi falar  Question
CogitoErgoGre
CogitoErgoGre
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 27/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas Gama Empty Re: Ondas Gama

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos