PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como otimizar o Estudo

3 participantes

Ir para baixo

Como otimizar o Estudo Empty Como otimizar o Estudo

Mensagem por Morgayna Dom 19 Abr 2020, 04:24

Bom olá, pessoas do fórum. Eu retomei atualmente meus estudos para entrar no IME (eu tentei ano passado também). Esse ano, eu decidi que contabilizaria as horas do meu estudo, para analisar se estou pondo tempo o suficiente em cada matéria, entre outras coisas. E eu percebi um problema quanto a minha abordagem de estudo. Vou mostrar a tabela que fiz:
Tabela de estudo - IME:
Eu sei que o tempo que eu dediquei a matemática até agora está desproporcional, mas não é este o motivo que estou postando. O motivo é: sabe o que eu fiz nessas 6h6min? Farei uma lista logo abaixo dos conteúdos que estudei.

  • Conjuntos.

É sério. E eu percebi q isso não é nada eficiente, se eu quero estar preparada pra prova em tempo hábil. Então, eu gostaria de saber, o que vocês fazem para gastar o tempo de estudo de forma produtiva? Eu descreverei o que estou fazendo também para se alguém pode me informar como eu poderia melhorar baseado no que já faço. Meu passo a passo é o seguinte

  1. Escolho uma pra estudar. Normalmente, tento estudar uma matéria diferente do dia anterior, a não ser que eu não tenha terminado o conteúdo/capitulo/lista que eu comecei ontem.
  2. Anoto os dados na minha planilha (Dia, Matéria, Inicio)
  3. Dependendo do conteúdo, eu vejo um vídeo e/ou leio o material do cursinho online que estou pagando ou vejo o conteúdo do livro.
  4. Levanto-me para fazer o exercício. Todo exercício eu faço na minha lousa.
  5. Independente da mídia, eu vou resolvendo aqueles exercícios resolvidos (aqueles que tem a resolução logo embaixo) e lendo a resolução depois de ter tentado.
  6. Resolvo todos os exercícios normais e os exercícios de teste do material escolhido.
  7. Procuro uma lista online com exercícios voltados para concurso militar. Eu ainda não terminei a de conjunto que eu estava fazendo, que tem 50 questões.
  8. Terminado, volto pro primeiro passo.

Normalmente, eu também estou conseguindo estudar só uma matéria por dia, o que também é ruim. Enfim, agradeço desde já. Primeiro post, espero que esteja no lugar certo e que esteja tudo de acordo. Pretendo fazer simulados, mais pra frente. Do jeito tradicional.
Extra: Material que estou usando:

Morgayna
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Como otimizar o Estudo Empty Re: Como otimizar o Estudo

Mensagem por Dr.Astro Qui 23 Abr 2020, 09:54

O seu método de estudo é bom, mas acho que pode ficar mais flexível.
Eu não sei do seu conhecimento sobre as áreas de estudo, mas cada área, de acordo com o seu nível nela, você pode fazer de um modo diferente.
Por exemplo, vamos supor que você já tem uma bagagem boa de probabilidade. Se esse for o caso, então sugiro que você comece nos exercícios e vai estudando apenas aquilo que você tem dificuldade. Não é necessário fazer todo esse passo a passo pra todos os conteúdos, pois vai ficar robótico e muitas vezes desnecessário. 
Também sugiro muito que você vá alternando entre matérias totalmente diferentes. Se você vai estudar 6h, então eu sugiro, por exemplo, estudar 2h de química, 2h de português e 2h de história. Não há problema em ter que parar a matéria no meio. É até melhor que você não conclua ela de uma vez porque vai construindo os pilares do conhecimento no cérebro aos poucos. Acho que você está se prejudicando por querer terminar um conteúdo de uma vez, mas evita isso.
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como otimizar o Estudo Empty Re: Como otimizar o Estudo

Mensagem por Morgayna Sex 24 Abr 2020, 00:07

Dr.Astro escreveu:O seu método de estudo é bom, mas acho que pode ficar mais flexível.
Eu não sei do seu conhecimento sobre as áreas de estudo, mas cada área, de acordo com o seu nível nela, você pode fazer de um modo diferente.
Por exemplo, vamos supor que você já tem uma bagagem boa de probabilidade. Se esse for o caso, então sugiro que você comece nos exercícios e vai estudando apenas aquilo que você tem dificuldade. Não é necessário fazer todo esse passo a passo pra todos os conteúdos, pois vai ficar robótico e muitas vezes desnecessário. 
Também sugiro muito que você vá alternando entre matérias totalmente diferentes. Se você vai estudar 6h, então eu sugiro, por exemplo, estudar 2h de química, 2h de português e 2h de história. Não há problema em ter que parar a matéria no meio. É até melhor que você não conclua ela de uma vez porque vai construindo os pilares do conhecimento no cérebro aos poucos. Acho que você está se prejudicando por querer terminar um conteúdo de uma vez, mas evita isso.

Não sei se é só comigo, mas a minha experiência com concursos militares faz eu achar que eu não sei nada direito haha. Por exemplo, eu considero que eu sei bastante sobre MRU. No entanto, eu saber não é o suficiente para eu conseguir resolver os exercícios. Minha abordagem até agora tem sido tentar aprofundar, mas você achar uma ideia melhor ir de cara pros exercícios?  Talvez tentar uns exercícios intermediários antes de chegar no do concurso que quero? Enfim, eu agradeço imensamente a resposta. Certamente levarei seu conselho em consideração.

Morgayna
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Como otimizar o Estudo Empty Re: Como otimizar o Estudo

Mensagem por Dr.Astro Sex 24 Abr 2020, 09:48

Sim. Vai começando pelos exercícios mais conceituais. Aí se você não consegue fazer determinado assunto então é porque falta algum buraco no conhecimento. É esse o momento em que você vai procurar o conhecimento.
Mas, lembrando, essa tática só funciona bem com pessoas que já tem alguma experiência. Por exemplo, pessoas em que sabiam do assunto mas esqueceram, ou pessoas que tem a base mas ainda não aprofundaram.
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como otimizar o Estudo Empty Otimização de estudos

Mensagem por duvidoso Ter 05 maio 2020, 11:51

Escolha o que irá cursar - busque as 5 últimas provas e observe a porcentagem do que é cobrado nesses 5 anos. O que se repete? Esses conteúdos repetitivos é seu foco principal de estudos.

Por exemplo, digamos que nos últimos 5 anos a prova de física teve 50% de mecânica; 20% de térmica; 5% de óptica; 5% de ondulatória; 5% de eletrostática e eletrodinâmica; 10% de eletromagnetismo e 5% de Física Moderna e Contemporânea.

Em cima dessas áreas da física, quais conteúdos se repetem? Por exemplo, nos últimos cinco anos em Mecânica caiu sempre aplicações das leis de Newton, e não caiu hidrodinâmica. Você vai se dedicar mais a primeira e menos a segunda.

Feito isso para as demais áreas da prova a pergunta que você deve se fazer é: Qual a média de corte? Se ela for alta, então você deve estudar mais. 
O maior problema é: 1) você tem que trabalhar para ajudar a por comida na mesa de casa ou 2) tem quem te sustente para você só estudar. Se a resposta for (1) você terá que se dedicar no pouco tempo livre que tiver, inclusive em viagens de transporte ao trabalho; no banheiro; nas folgas; nos fins de semana e feriados, mas é possível alcançar o objetivo.
Se a resposta for 2), então é mais fácil, dedique das 24h do dia, 16h a 18h de estudo todos os dias (domingo a domingo).
Em ambos os casos: ao refazer um exercício busque sempre o que nele tem de mais difícil para você - esse é o ponto que você tem que bater. Exemplo, ao resolver um problema de física você descobre que não consegue chegar na solução porque envolve logaritmo, então, significa que você não sabe logaritmo bem, dai vai estudar isso. E depois volte ao exercício para ver se seu êxito foi bom. Faça o mesmo para tudo.
Importante, por fim, leia um livro entre as horas de estudo. Sugiro 2 horas para cada disciplina (se tiver quem te sustente), com intervalo de 1/2 h de intervalo baseado em leitura, e outra 1/2 h depois e intercalada, de música, pois ler ativa o cérebro e ajuda na abstração, assim como boas músicas. Ah, leia clássicos universais que desenvolvem a inteligência, nada de ler Best-Sellers.

duvidoso
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/04/2011
Idade : 29
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como otimizar o Estudo Empty Re: Como otimizar o Estudo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos