PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que o método de Gauss-Jordan funciona?

3 participantes

Ir para baixo

Por que o método de Gauss-Jordan funciona? Empty Por que o método de Gauss-Jordan funciona?

Mensagem por Emanuel Dias Seg 06 Abr 2020, 06:37

Alguém saberia me explicar porque o Método de Gauss-Jordan para encontrar a matriz inversa funciona? Eu quero enxergar isso intuitivamente, como os dois deduziram isso? Do contrário seria algo decorado, não gosto de decorar.



____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o método de Gauss-Jordan funciona? Empty Re: Por que o método de Gauss-Jordan funciona?

Mensagem por fantecele Seg 06 Abr 2020, 17:31

Nunca cheguei a ver sobre uma possível demonstração disso mas eu acho que a ideia é igual ao de encontrar soluções de um sistema linear, considere que uma matriz A possua uma inversa B, então AB = BA = I, sendo I a matriz identidade, esse Método de Gauss-Jordan se não me engano você escreve tipo A|I, ai vai manipulando e chega em algo como I|B né, pensa o seguinte, você tem conhecido a matriz A e a I, pra encontrar a B você coloca pros elementos da B "números" da forma bij, a ideia é resolver o sistema AB = I (ou BA = I, tanto faz), então pra isso você faz a multiplicação linha por coluna de tudo e monta um sistema linear, se você tiver uma matriz 3x3, por exemplo, vai chegar em um sistema 9x9, aí você vai manipulando esse sistema até chegar em um sistema escalonado reduzido, que no fundo vai ser algo tipo IB = K, sendo I a identidade, B a inversa, e K uma matriz que "apareceu" depois de você manipular as linhas do sistema, aí no caso iremos ter que B = K, veja que de AB = I chegamos em IB = K, então quem "mudou" foi o A "virando" I e o I "virando" o K, a mesma coisa iria acontecer caso você fizesse BA = I, iria chegar em algo como BI = K, daí quando você faz A|I para chegar em I|K é como você estivesse resolvendo um sistema linear, só que de uma forma mais fácil de se ver, evitando colocar um sistema 9x9 por exemplo, o mais importante a se ver é a simetria que forma quando se abre no sistema linear.

A ideia é basicamente isso, quer dizer, eu acho que é isso, espero que não tenha ficado confuso, qualquer coisa é só falar.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o método de Gauss-Jordan funciona? Empty Re: Por que o método de Gauss-Jordan funciona?

Mensagem por Emanuel Dias Seg 06 Abr 2020, 17:42

fantecele escreveu:Nunca cheguei a ver sobre uma possível demonstração disso mas eu acho que a ideia é igual ao de encontrar soluções de um sistema linear, considere que uma matriz A possua uma inversa B, então AB = BA = I, sendo I a matriz identidade, esse Método de Gauss-Jordan se não me engano você escreve tipo A|I, ai vai manipulando e chega em algo como I|B né, pensa o seguinte, você tem conhecido a matriz A e a I, pra encontrar a B você coloca pros elementos da B "números" da forma bij, a ideia é resolver o sistema AB = I (ou BA = I, tanto faz), então pra isso você faz a multiplicação linha por coluna de tudo e monta um sistema linear, se você tiver uma matriz 3x3, por exemplo, vai chegar em um sistema 9x9, aí você vai manipulando esse sistema até chegar em um sistema escalonado reduzido, que no fundo vai ser algo tipo IB = K, sendo I a identidade, B a inversa, e K uma matriz que "apareceu" depois de você manipular as linhas do sistema, aí no caso iremos ter que B = K, veja que de AB = I chegamos em IB = K, então quem "mudou" foi o A "virando" I e o I "virando" o K, a mesma coisa iria acontecer caso você fizesse BA = I, iria chegar em algo como BI = K, daí quando você faz A|I para chegar em I|K é como você estivesse resolvendo um sistema linear, só que de uma forma mais fácil de se ver, evitando colocar um sistema 9x9 por exemplo, o mais importante a se ver é a simetria que forma quando se abre no sistema linear.

A ideia é basicamente isso, quer dizer, eu acho que é isso, espero que não tenha ficado confuso, qualquer coisa é só falar.


Eu não encontrei a demonstração dada por Gauss e Jordan. Mas sua explicação é o bastante no momento. Ficou claro sim, acho que entendi bem, agora consigo deduzir o método escrevendo um sistema qualquer. Obrigado de novo cheers

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o método de Gauss-Jordan funciona? Empty Re: Por que o método de Gauss-Jordan funciona?

Mensagem por fantecele Seg 06 Abr 2020, 18:29

Então, você pode tentar provar que as duas maneiras são equivalentes, não deve ser algo difícil, mas parece ser algo muito trabalhoso kkkk, fica aí como desafio mostrar isso "matematicamente".

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o método de Gauss-Jordan funciona? Empty Re: Por que o método de Gauss-Jordan funciona?

Mensagem por Elcioschin Seg 06 Abr 2020, 18:33

Deve ser mais fácil provar para uma matriz 2x2 e, quem sabe, usar o teorema da indução, para n qualquer.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71805
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o método de Gauss-Jordan funciona? Empty Re: Por que o método de Gauss-Jordan funciona?

Mensagem por Emanuel Dias Seg 06 Abr 2020, 18:44

Elcioschin escreveu:Deve ser mais fácil provar para uma matriz 2x2 e, quem sabe, usar o teorema da indução, para n qualquer.



Vou tentar, se conseguir algo posto aqui.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o método de Gauss-Jordan funciona? Empty Re: Por que o método de Gauss-Jordan funciona?

Mensagem por fantecele Seg 06 Abr 2020, 19:02

Boa sacada Elcioschin, nem tinha passado pela minha cabeça usar indução kkk

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o método de Gauss-Jordan funciona? Empty Re: Por que o método de Gauss-Jordan funciona?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos