PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ufrgs geografia 2019 Q54

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido ufrgs geografia 2019 Q54

Mensagem por folettinhomed Qui 12 Set 2019, 20:52

Considere as afirmações abaixo, sobre as variações no ângulo de incidência da luz solar e na duração do dia nos diferentes hemisférios, conforme a latitude ao longo do ano.
I - O solstício de verão no Hemisfério Sul corresponde ao dia mais longo do ano devido à maior duração da exposição solar. Nessa data, há insolação durante 24 horas nas latitudes ao sul do Círculo Polar Antártico.
II - A duração do inverno em Porto Alegre se altera a cada ano, pois o ângulo solar é diferente no solstício de inverno no Hemisfério Sul e no solstício de inverno no Hemisfério Norte.
III- A duração do dia e da noite, nas datas dos solstícios/ é exatamente igual em Porto Alegre. A duração da exposição solar ao norte do Círculo Polar Artico, no solstício de verão no Hemisfério Norte, e ao sul do Círculo Polar Antártico, no solstício de verão no Hemisfério Sul, é maior do que a recebida no Equador no Equinócio.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
CC) Apenas III.
CD) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

Poderiam explicar?


Última edição por folettinhomed em Seg 16 Set 2019, 10:54, editado 1 vez(es)
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ufrgs geografia 2019 Q54

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 15 Set 2019, 20:57

I-Correta
Solstício. Lembra a palavra Sol. O verão do Hemisfério Sul é no final do ano. Ao contrário do Equinócio,lembre que a palavra equi em latim quer dizer: equidade,igualdade,mesmo. Significa desproporcional. Lembremos que o verão é a estação mais quente do ano. Lembremos que, estamos na região que recebe os raios solares mais intensos da Terra. Lembremos que estamos na região de latitude até baixa,que é a distância de onde os raios são perpendiculares. Consequentemente,por receber mais Sol;os dias de verão serão mais longos,devido à exposição solar.
Lembremos que a Terra gira. Quando é verão no Hemisfério Norte,é inverno no Hemisfério Sul. Agora mesmo (15/09/2019) estamos no inverno. A Terra,na área do Hemisfério Norte; está inclinada na direção do Sol. É por isso que lá está quente,que lá está no verão. Lembre-se que a Terra é um geoide (uma bola). A área do Hemisfério Sul,está na sombra. Lembra que a sombra não é iluminada,ou é pouco iluminada. Isso faz ela ser mais fria e mais escura do que o Hemisfério Norte,no verão. Lembra do escuro? As noites de inverno são mais longas, justamente por causa dessa escuridão.
Quando for 22/12/2019,começará o verão no Hemisfério Sul. A Terra irá se inclinar em direção ao Hemisfério Sul. O Hemisfério Norte ficará no escuro,e será inverno. Lembremos do inverno europeu a -20,-30,-50 graus. E aqui,50 graus. Por maior iluminação,dias maiores. Pólo Sul, que passou 6 meses na escuridão,agora ficará 6 meses totalmente claro.
2)Errado! Não se altera! Porto Alegre fica na mesma latitude durante sempre. Ela não muda de lugar na Terra. O ângulo solar é o mesmo,caso contrário,a Terra não receberia os raios solares igualmente (Hemisfério Norte e Hemisfério Sul)
3)Errado! Não é exatamente igual! Eu já morei em Porto Alegre e posso provar isso! Eu lembro que,Porto Alegre,às vezes ANOITECIA 21:00 da noite! Eu não lembro a estação porque eu tinha 3 anos de idade. Mas eu moro no Rio de Janeiro,onde;no horário de verão anoitece 17:00 e,normalmente às 18:00. Isso ocorre por causa da latitude e,obviamente JAMAIS que a data do solstícios é a mesma. Atualmente,no inverno,anoitece 18:42 da noite. Que tal?

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos