PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ecologia

3 participantes

Ir para baixo

Ecologia Empty Ecologia

Mensagem por jordaniakalina Qui 05 Set 2019, 12:03

UFMG Uma população de insetos apresentava distribuição fenotípica como mostra a figura I. Após a introdução de um predador, essa população passou a apresentar a distribuição mostrada na figura II.
Ecologia Screen40


Com base nas informações e em seus conhecimentos, você pode afirmar que: 
a) a população de insetos tornou-se mais vulnerável às variações ambientais; 
b) a população de insetos mostrou capacidade adaptativa; 
c) a pressão do predador causou um aumento na variabilidade genética da população de insetos; 
d) a pressão do predador favoreceu a diversidade fenotípica da população de insetos.


confused Eu provavelmente não interpretei corretamente, pois penso que o predador favoreceu o fenótipo  de homozigotos, logo teria diminuido a diversidade fenotípica. Agradeço o esclarecimento.

jordaniakalina
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 13/10/2016
Idade : 23
Localização : Caruaru, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ecologia Empty Re: Ecologia

Mensagem por Raquel Valadão Seg 09 Set 2019, 01:27

Procurei outro gabarito pra ver se tinha, pois não concordei com a letra D. Pra mim, ela seria a correta caso a seleção fosse disruptiva, já que é a que favorece fenótipos extremos

Achei outro gab em alguns sites que concordam com a letra C. Acho coerente, já que a frequencias de alelos mudou.
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ecologia Empty Re: Ecologia

Mensagem por wilkeer Qua 25 Set 2019, 15:05

Talvez minha interpretação esteja errada, mas vamos lá: o que interpretei dos imagens foi que com a inserção do predador os insetos começaram a ter uma diversidade fenotípica mais cedo por influencia do meio. 
Lembrando que fenótipo são características visuais, ou seja, houve seleção natural. O meio forçou a espécie a se adaptar para sobreviver. Para se adaptar ao meio começou, por exemplo, a adquirir características de camuflagem e continuar no meio. 
A questão em si não entra na questão (não menciona) de genótipo, nem na pergunta nem nas imagens. Por isso, havendo a questão D ela seria a correta.
wilkeer
wilkeer
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 30
Localização : Ipatinga / MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ecologia Empty Re: Ecologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos