PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

número de elétrons envolvidos

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido número de elétrons envolvidos

Mensagem por waydzik Sex 16 Ago 2019, 00:04

número de elétrons envolvidos Captur24

O número total de elétrons envolvidos na reação é de 10 e-




Como eu descubro o total de eletrons?


Última edição por waydzik em Sex 16 Ago 2019, 21:02, editado 1 vez(es)
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: número de elétrons envolvidos

Mensagem por Dextrógiro Sex 16 Ago 2019, 20:34

Essa é uma reação de oxirredução. No número de elétrons envolvidos Png, você tem um nox de +7 no manganês, enquanto no número de elétrons envolvidos Png você tem +2. Portanto, ele ganhou ganhou 5 elétrons (reduziu). Quanto ao número de elétrons envolvidos Png, você varia de -1 a 0, perdendo 1 elétron (oxidou). Como possui atomicidade 2, você conta como 2 elétrons.
Com o devido balanceamento, você multiplica os 5 elétrons ganhos pelo número de elétrons envolvidos Png por 2, ficando 10 elétrons recebidos, e os 2 elétrons ganhos pelo número de elétrons envolvidos Png por 5, ficando 10 elétrons perdidos.
Tem que fazer o balanceamento, no entanto, para fazer algum sentido sem simplesmente jogar essa explicação ao ar. Mas, em suma, são 10 elétrons que participam da reação, sendo perdidos/ganhos pelas espécies químicas.
Dextrógiro
Dextrógiro
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 16/08/2019
Idade : 22
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: número de elétrons envolvidos

Mensagem por waydzik Sex 16 Ago 2019, 21:05

Em relacao ao balanceamento, voce multiplicou primeiro pelo numero de mols do número de elétrons envolvidos Png  e depois multiplicou pelo numero de mols número de elétrons envolvidos Png. Ambos estao em lados diferentes da equacao. Como eu faco essa escolha? Porque por exemplo,  eu poderia escolher o numero de mols do Mnnúmero de elétrons envolvidos Png para multiplicar? 
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: número de elétrons envolvidos

Mensagem por Dextrógiro Sex 16 Ago 2019, 22:24

Ah, isso não tem nada a ver com o balanceamento. Você balanceia pelo método de oxirredução, calculando o número de elétrons envolvidos Png dos nox e invertendo entre agente redutor e agente oxidante. Ai é outra história... mas pra achar a quantidade de elétrons, resumidamente, é desse jeito que eu falei. Mas precisa balancear.
Dextrógiro
Dextrógiro
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 16/08/2019
Idade : 22
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: número de elétrons envolvidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos