PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reação orgânica

4 participantes

Ir para baixo

Reação orgânica  Empty Reação orgânica

Mensagem por vscarv Qui 27 Jun 2019, 15:51

O geraniol (I) e o citronelal (II) são substâncias voláteis presentes no óleo essencial de algumas plantas, conferindo-lhes aroma de rosas e eucalipto, respectivamente. Analise as estruturas químicas dessas duas substâncias e assinale o que for correto. 

Reação orgânica  Screen26

(01) Ambos reagem com bromo, consumindo dois mols de bromo por mol de reagente. 
(02) Ambos produzem propanona, entre outros compostos, quando tratados com solução de KMnO4 a quente, em meio ácido.
(04) Ambos reagem com ácidos carboxílicos, produzindo ésteres. 
(08) Apenas o composto I apresenta isomeria geométrica. 
(16) Apenas o composto II apresenta isomeria ótica.

Spoiler:
vscarv
vscarv
Jedi
Jedi

Mensagens : 424
Data de inscrição : 12/03/2014
Idade : 27
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reação orgânica  Empty Re: Reação orgânica

Mensagem por Carlos Augusto Parente Qui 27 Jun 2019, 18:35

Fala querido, vê se concorda comigo:

01: FALSO! Numa reação de adição de bromo, adiciona-se Br2 ( Br-Br), o qual entra um bromo em cada carbono. Ou seja, pra cada dupla (insaturação) eu adiciono 2 bromos. Logo, para o composto 1 eu preciso SIM, de 2 mols de bromo pra cada reagente. Entretanto, pro composto 2, eu só preciso de 1 mol de bromo, pois só tem uma insaturação entre carbonos.

02: VERDADEIRO! essa reação é uma ozonólise, a qual rompe as insaturações ao meio. Perceba que ambos os compostos possuem na ponta 3 carbonos ligados a uma cadeia maior por uma INSATURAÇÃO. Ao entrar no meio reacional, essa dupla vai ser rompida, dando origem à propanona.

04: MAIS FALSO QUE NOTA DE 25 REAIS. O composto I pode reagir com ácido e produzir éster, tendo em vista que para se ter uma esterificação é preciso de um alcool + ácido carboxílico. Entretanto, o composto II não é um alcool, é um aldeído, o que impossibilita essa reação. 

08:VERDADEIRO! Critério para ter isomeria geométrica: dupla entre carbonos, sendo cada carbono tendo 2 ligantes diferentes. Perceba que o composto I tem isomeria geométrica, mas é na insaturação no carbono 2, pois o carbono da ponta não possui ligantes diferentes! Como o composto 2 só tem insaturação entre carbonos no carbono da ponta, que nao tem ligantes diferentes, ele nao pode ter isomeria geométrica.

16: VERDADEIRO: Critério para ter isomeria ótica: possuir carbono assimétrico (quiral). Sabe-se que carbono quiral é aquele com 4 ligantes diferentes. o carbono 3 do composto 2 possui 4 ligantes diferentes, o que garante a ele a isomeria ótica.


E ai, concorda comigo?

Bons estudos! Smile
Carlos Augusto Parente
Carlos Augusto Parente
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 137
Data de inscrição : 09/04/2017
Idade : 28
Localização : Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação orgânica  Empty Re: Reação orgânica

Mensagem por Clara Chérbatskaia Qui 30 Set 2021, 21:18

existe ozonólise sem ozônio?
Clara Chérbatskaia
Clara Chérbatskaia
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 19/06/2020
Idade : 19
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Reação orgânica  Empty Re: Reação orgânica

Mensagem por Zeroberto Sex 14 Jul 2023, 15:50

Clara Chérbatskaia escreveu:existe ozonólise sem ozônio?
Resposta meio atrasada, mas esclaracendo aos próximos que encontrarem essa questão:

Acho que ele se confundiu nessa parte. Tratamento com \(KMnO_4\), a quente e em meio ácido são características de uma oxidação enérgica, não ozonólise.
Se fosse ozonólise, teria de ser tratado com ozônio, zinco como agente oxidante e água, resultando em dois compostos e peróxido de hidrogênio.
Abraços!
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Reação orgânica  Empty Re: Reação orgânica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos