PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Constante eletrostática (constante de Coulomb)

2 participantes

Ir para baixo

Constante eletrostática (constante de Coulomb) Empty Constante eletrostática (constante de Coulomb)

Mensagem por Bruno Augusto Cavalcanti Ter 05 Mar 2019, 00:08

Parece trivial, mas não encontrei em lugar algum uma explicação plausível. Por que a Constante de Coulomb, K, é dada por "1/4πε"?
O fato de essa constante estar em função de outras indica que ela é dedutível - e não meramente experimental. Mas não encontrei em lugar algum, mesmo em alguns materiais de nível superior, sua dedução.
Agradeço grandemente a quem poder me ceder uma explicação.

Bruno Augusto Cavalcanti
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/06/2018
Idade : 22
Localização : Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Constante eletrostática (constante de Coulomb) Empty Re: Constante eletrostática (constante de Coulomb)

Mensagem por Giovana Martins Ter 05 Mar 2019, 00:23

Me lembro de ter visto isso neste arquivo (espero que você não o tenha visto até aqui Smile): http://www.ufjf.br/fisica/files/2013/10/FIII-02-03-A-dedu%C3%A7%C3%A3o-da-lei-de-Gauss.pdf

Você vai ter que ter uma base altamente forte acerca dos Cálculo I, II e III, além de noções de álgebra vetorial, para entender os cálculos, mas no fim eles dão uma pincelada a cerca da constante.

Nota: não me lembro em qual página está Embarassed .

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7606
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos