PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Correcao de redacao

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Correcao de redacao

Mensagem por waydzik 11/12/2018, 8:08 am

Correcao de redacao Untitl18Correcao de redacao Untitl19




Ps: Tirei 35 de 60. A nota esta justa? Obrigada.
Ps2: Artigo de opiniao ao leitor.
Tema: USO DE AGROTÓXICOS: NECESSIDADE REAL OU BUSCA POR MAIS LUCRO?


Última edição por waydzik em 11/12/2018, 11:31 am, editado 1 vez(es)
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Correcao de redacao

Mensagem por thiagoreef108 11/12/2018, 9:19 am

Bom dia,

Efetuando a leitura da sua redação, uma dica. 

Na 1 argumentação notei que deu a situação o ato a ser argumentado e duas causas e consequências relacionadas a mesma, acredito que poderia ter variado e entrado com, tópico frasal-causa-conclusão, para que o corretor não fique lendo com as mesmas expectativas e trabalhe os conectivos ! 

Também removerei os 3 parágrafos argumentativos e usaria apenas dois, caso queira dar ideia de contra-argumentação, poderia usar uma causa na primeira e contra-argumentar no segundo parágrafo, como também poderia desenvolver duas ideias.


Procure estudar mais os conectivos, em seu texto, vejo com clareza a ausência de domínio dos mesmos, como também o domínio linguístico(demostrando falta de bagagem gramatical).

No geral foi uma redação comum, alavancou os elementos básicos dos agrotóxicos, não deu um embasamento teórico em fatos, tais como, " O brasil é o maior usuário de agrotóxicos, segundo O G1.", ideias desse calibre são de importância para enriquecer o texto dissertativo argumentativo.

Desde já deixo claro que não sou professor de português, apenas sou um jovem igual a você tentando ajudar-te em mais este aprendizado.

Abraços.
thiagoreef108
thiagoreef108
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 01/04/2018
Idade : 26
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Correcao de redacao

Mensagem por Hayzel Sh 11/12/2018, 11:00 am

Oii waydzik, 

A sua redação ficou um pouco expositiva e parece que, até o início da sua conclusão, não dá pra identificar o tema central. Você deveria deixar explícito no parágrafo de introdução, bem como em seus tópicos frasais, o tema e a sua posição. Só dá pra identificar a sua defesa de se o uso de agrotóxicos é lucro ou necessidade lá no finalzinho. Eu penso que esse seja o principal fator que te tirou nota. Vi que você quis dividir seu ponto de vista em dois, falando que, se por um lado os agrotóxicos são fundamentais ao progresso, por outro, destroem a fauna, flora, etc. Mas só dá pra saber disso lá no final, parece que durante a redação inteira você não está defendendo um ponto de vista consistente; está apenas expondo.

Além disso, como é um artigo de opinião ao leitor, penso que você deveria estar fazendo referência a eles de forma mais constante, talvez até de forma mais irônica/ácida, o que denota, de fato, a emissão de opinião, e não apenas exposição de ideias. Esse último fator é um dos pontos que diferencia, substancialmente, um artigo de opinião de uma dissertação. O seu texto está mais próximo de uma dissertação do que um artigo de opinião, embora os dois sejam parecidos.

Tem alguns erros de gramática que te tiram nota também, como a separação de sujeito e predicado por vírgula umas duas vezes.

A redação está bem escrita, então eu entendo o seu questionamento da nota, mas a falta de clareza na apresentação da tese e o fato de o texto não ser claramente identificável como um artigo de opinião te tiram uma quantidade grande de pontos. Sinceramente, se eu fosse corrigir essa redação, eu não daria uma nota tão baixa assim, mas seria obrigada, de qualquer forma, a descontar vários pontos.

Sinta-se livre para discordar de mim caso minhas justificativas não tenham ficado claras ou não tenham te convencido. Eu sei que não é nada legal ter o sentimento de que a sua nota está injusta.

Bons estudos!!  <3
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Correcao de redacao

Mensagem por waydzik 11/12/2018, 11:34 am

Obrigada a ambos!
Vou verificar esses pontos!
Eu achei que minha nota nao seria alta, mas esperava algo em torno de 40-45, o que ja teria feito diferenca.
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Correcao de redacao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos