PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energias em um país

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Energias em um país

Mensagem por dd0123 Sáb 03 Nov 2018, 14:45

Para se discutirem políticas energéticas, é importante que se analise a evolução da Oferta Interna de Energia (OIE) do país. Essa oferta expressa as contribuições relativas das fontes de energia utilizadas em todos os setores de atividade. O gráfico a seguir apresenta a evolução da OIE no Brasil, de 1970 a 2002.
Energias em um país Fa8c65ad94ad4bb5b3ede13c34a90c59
Com base nos dados do gráfico, verifica-se que, comparado ao do ano de 1970, o percentual de oferta de energia oriunda de recursos renováveis em relação à oferta total de energia, em 2002, apresenta contribuição.
A) menor, pois houve expressiva diminuição do uso de carvão mineral, lenha e carvão vegetal.
B) menor, pois o aumento do uso de derivados da cana-de-açúcar e de hidroeletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal.
C) maior, pois houve aumento da oferta de hidroeletricidade, dado que esta utiliza o recurso de maior disponibilidade no pais.
D) maior, visto que houve expressivo aumento da utilização de todos os recursos renováveis do pais.
E) maior, pois houve pequeno aumento da utilização de gás natural e dos produtos derivados da cana-de-açúcar.
Gabarito e dúvida:
Obrigado desde já!
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Energias em um país

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 07 Dez 2018, 14:08

Vai no que o gráfico diz,e não no senso comum!
A Usina Hidroelétrica de Itaipu foi construída nos anos 70. É a maior do mundo. O Brasil,na época, passou a usar álcool porque o país precisava continuar em movimento apesar da Crise do Petróleo de 1973. O preço do feijão aumentou,porque o governo passou a plantar cana a partir de plantações de feijão. 
Quando o preço do petróleo voltou a ser estável,a indústria voltou a usá-lo normalmente. Entretanto, dos anos 70 até hoje,ainda temos carros flex. As usinas hidrelétricas precisam de uma grande área inundada e uma grande área de barragem. E dependendo do ciclo das chuvas, temos um problema sério que é a seca e a estiagem. Nas épocas de seca,o rendimento do quilowatt hora cai. E é aí que o Brasil usa o Plano B.
O Plano B são as usinas termoelétricas. Termoelétricas são usinas que fabricam energia elétrica através da queima de combustíveis fósseis. Esses combustíveis são dos mais variados tipos: gasolina, diesel,carvão mineral,carvão vegetal. Polui,mas fecha a conta e o uso de energia.  Lembremos também que,atualmente,o Brasil tem pensado bastante em usar o biodiesel,a energia solar e a energia eólica,principalmente no Norte do país,mas ainda é caro.
Logo,o etanol é extraído da cana. A hidrelétrica opera normalmente. Quando não chove (estiagem), é preciso recorrer à outras fontes. Fontes essas que são as termoelétricas que usam lenha e carvão vegetal. Mas não muito,porque polui e porque o Brasil tem uma oferta grande, abundante e barata que é a energia limpa da hidrelétrica. Antes (antes dos anos 70) usava-se mais termoelétricas,depois de Itaipu,caiu bastante, mas ainda não foi extinto.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Energias em um país

Mensagem por dd0123 Sex 07 Dez 2018, 20:47

vlw Smile
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Energias em um país

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos