Energias em um país

Ir em baixo

Resolvido Energias em um país

Mensagem por ddmr0123 em Sab 03 Nov 2018, 15:45

Para se discutirem políticas energéticas, é importante que se analise a evolução da Oferta Interna de Energia (OIE) do país. Essa oferta expressa as contribuições relativas das fontes de energia utilizadas em todos os setores de atividade. O gráfico a seguir apresenta a evolução da OIE no Brasil, de 1970 a 2002.

Com base nos dados do gráfico, verifica-se que, comparado ao do ano de 1970, o percentual de oferta de energia oriunda de recursos renováveis em relação à oferta total de energia, em 2002, apresenta contribuição.
A) menor, pois houve expressiva diminuição do uso de carvão mineral, lenha e carvão vegetal.
B) menor, pois o aumento do uso de derivados da cana-de-açúcar e de hidroeletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal.
C) maior, pois houve aumento da oferta de hidroeletricidade, dado que esta utiliza o recurso de maior disponibilidade no pais.
D) maior, visto que houve expressivo aumento da utilização de todos os recursos renováveis do pais.
E) maior, pois houve pequeno aumento da utilização de gás natural e dos produtos derivados da cana-de-açúcar.
Gabarito e dúvida:
A resposta é letra B, mas eu achei que fosse a C..alguém pode comentar sobre?
Obrigado desde já!
avatar
ddmr0123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 881
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 19
Localização : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Energias em um país

Mensagem por Pedro Celso Silva em Sex 07 Dez 2018, 14:08

Vai no que o gráfico diz,e não no senso comum!
A Usina Hidroelétrica de Itaipu foi construída nos anos 70. É a maior do mundo. O Brasil,na época, passou a usar álcool porque o país precisava continuar em movimento apesar da Crise do Petróleo de 1973. O preço do feijão aumentou,porque o governo passou a plantar cana a partir de plantações de feijão. 
Quando o preço do petróleo voltou a ser estável,a indústria voltou a usá-lo normalmente. Entretanto, dos anos 70 até hoje,ainda temos carros flex. As usinas hidrelétricas precisam de uma grande área inundada e uma grande área de barragem. E dependendo do ciclo das chuvas, temos um problema sério que é a seca e a estiagem. Nas épocas de seca,o rendimento do quilowatt hora cai. E é aí que o Brasil usa o Plano B.
O Plano B são as usinas termoelétricas. Termoelétricas são usinas que fabricam energia elétrica através da queima de combustíveis fósseis. Esses combustíveis são dos mais variados tipos: gasolina, diesel,carvão mineral,carvão vegetal. Polui,mas fecha a conta e o uso de energia.  Lembremos também que,atualmente,o Brasil tem pensado bastante em usar o biodiesel,a energia solar e a energia eólica,principalmente no Norte do país,mas ainda é caro.
Logo,o etanol é extraído da cana. A hidrelétrica opera normalmente. Quando não chove (estiagem), é preciso recorrer à outras fontes. Fontes essas que são as termoelétricas que usam lenha e carvão vegetal. Mas não muito,porque polui e porque o Brasil tem uma oferta grande, abundante e barata que é a energia limpa da hidrelétrica. Antes (antes dos anos 70) usava-se mais termoelétricas,depois de Itaipu,caiu bastante, mas ainda não foi extinto.
avatar
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 401
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Energias em um país

Mensagem por ddmr0123 em Sex 07 Dez 2018, 20:47

vlw Smile
avatar
ddmr0123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 881
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 19
Localização : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Energias em um país

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum