PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UPE) Relações ecológicas

3 participantes

Ir para baixo

(UPE) Relações ecológicas Empty (UPE) Relações ecológicas

Mensagem por dani_medrado Qua 15 Ago 2018, 22:14

Leia o texto.
     Uma variedade de pássaros tropicais constrói ninhos próximos a colônias de certas formigas, abelhas ou vespas.
     Esses insetos atacam qualquer intruso que se aproxime, protegendo, desta forma, também, os ovos dos pássaros dos ninhos próximos. A predação dos ovos por macacos de cara branca fica muito reduzida, quando comparada àquela que ocorre com os pássaros da mesma espécie que nidificam sem suas "guardiãs" por perto.
Assinale o tipo de relação estabelecida entre os pássaros e os insetos mencionados:
a) Sociedade.
b) Mutualismo.
c) Protocooperação.
d) Comensalismo.
e) Amensalismo.

Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado letra C.

dani_medrado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 552
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 27
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UPE) Relações ecológicas Empty Re: (UPE) Relações ecológicas

Mensagem por guifurioso Qua 15 Ago 2018, 23:28

Comensalismo se trata de uma relação positiva para um e neutra para o outro. Nesse caso, é positiva para os pássaros, que tem seus ovos protegidos, e neutras para os insetos, pois estão apenas protegendo suas colônias e habitats
guifurioso
guifurioso
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 125
Data de inscrição : 24/08/2017
Idade : 26
Localização : Niterói RJ

Ir para o topo Ir para baixo

(UPE) Relações ecológicas Empty Re: (UPE) Relações ecológicas

Mensagem por dani_medrado Qua 22 Ago 2018, 20:17

Entendi.. eu imaginava que comensalismo era apenas quando uma espécie se alimentava das sobras da dieta de outra espécie, sem prejudicá-la. Obrigada!

dani_medrado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 552
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 27
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UPE) Relações ecológicas Empty Re: (UPE) Relações ecológicas

Mensagem por dd0123 Qua 22 Ago 2018, 21:20

Apenas complementando, (até para reforçar meu próprio entendimento pois eu também achava que comensalismo era simplesmente relacionado a alimentação):

Comensalismo é uma interação positiva apenas para um dos seres e indiferente para a outra espécie. Ex. 1: peixes pequenos nadam próximo a tubarões para se alimentarem dos restos = peixes saem com vantagem (alimento), tubarão é indiferente
Ex. 2: construção de ninhos perto de insetos = pássaros com vantagem (proteção), insetos são indiferentes

Já a protocooperação, ambas as espécies precisam levar vantagem. Ex. 1: pássaro limpando os dentes do jacaré = pássaros saem com vantagem (alimento) e jacaré tbm (livre de parasitas)
Ex. 2: caranguejo que se desloca com anêmonas fixadas no seu dorso = anêmonas saem com vantagem (meio de transporte e aumento na captação de alimentos) e caranguejo tbm (defesa, por conta das subst. urticantes da anêmona).


Lembrando que protocooperação não é vital como o mutualismo.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UPE) Relações ecológicas Empty Re: (UPE) Relações ecológicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos