PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como saber se um composto é anfótero?

2 participantes

Ir para baixo

Como saber se um composto é anfótero? Empty Como saber se um composto é anfótero?

Mensagem por be_osc Dom 29 Jul 2018, 08:46

Fala, pessoal! Eu estou estudando para a Olimpíada Baiana de Química e uma dúvida apareceu aqui: como saber se um composto apresenta comportamento anfótero? Eu sei a resposta nua e crua: "é anfótero quando pode doar e receber H+". Porém eu gostaria de saber como identificar esses compostos. Como exemplo o CH3CH(NH2)CO2H: segundo uma questão ele tem comportamento anfótero. Como eu sei se ele pode receber H+ ou não? Quem me garante que ele pode doar H+? Valeu, galera! Very Happy


Última edição por be_osc em Dom 29 Jul 2018, 13:37, editado 1 vez(es)
be_osc
be_osc
Jedi
Jedi

Mensagens : 315
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 22
Localização : Salvador, Bahia, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um composto é anfótero? Empty Re: Como saber se um composto é anfótero?

Mensagem por André Meneses Dom 29 Jul 2018, 11:06

Olá, 

Bem, no caso dessa substância, perceba que ela possui um grupo básico (NH2), e um grupo ácido (COOH) , portanto possui comportamento anfotero. De maneira geral, alguns óxidos de metais de transição, além de sais de ácidos polipróticos apresentam comportamento anfotero. No caso de compostos orgânicos, é necessário avaliar a força de acidez através dos efeitos indutivos e forças eletrostáticas.

André Meneses
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 173
Data de inscrição : 12/07/2016
Idade : 22
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um composto é anfótero? Empty Re: Como saber se um composto é anfótero?

Mensagem por be_osc Dom 29 Jul 2018, 13:38

Valeu, André! Abraço!
be_osc
be_osc
Jedi
Jedi

Mensagens : 315
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 22
Localização : Salvador, Bahia, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um composto é anfótero? Empty Re: Como saber se um composto é anfótero?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos