PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEM - Migrações

2 participantes

Ir para baixo

UEM - Migrações Empty UEM - Migrações

Mensagem por Liss Collins Ter 08 maio 2018, 14:31

Olá, gente! Tudo bem com vocês? Smile

Estava fazendo essa questão abaixo e gostaria de saber o porquê da afirmativa 02 estar errada. As demais eu consegui, mas apenas essa que não. 
Alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço!

São comuns, ao longo da história, os fluxos migratórios de população de uma área (região, país, continente) para outra. 
Com relação a esses fluxos, assinale o que for correto. 
01) Os portugueses se constituem o grupo mais numeroso de imigrantes no Brasil. Porém outros grupos de imigrantes merecem destaque, tais como italianos, espanhóis, alemães e japoneses. Dentre eles, os japoneses foram os imigrantes que apresentaram maior dificuldade de integração, em virtude das acentuadas diferenças de cultura. 
02) A partir de meados da década de 2000, o fluxo migratório inter-regional brasileiro passou da região Centro-Oeste para a região Norte. Tal fato se deu pela construção de várias usinas hidrelétricas no rio Tocantins-Araguaia e em alguns de seus principais afluentes, o que possibilitou a implantação de polos industriais na região Norte. 
04) A migração campo–cidade consiste no deslocamento de grande parcela da população da zona rural para as zonas urbanas, transferindo-se das atividades econômicas primárias para desenvolver atividades secundárias ou terciárias da economia. No Brasil, esse fluxo se intensificou a partir do surto industrial do Sudeste, iniciado a partir da década de 1940. 
08) A migração de negros da África para o Brasil teve um caráter espontâneo, ou seja, eles eram atraídos mediante promessas e compensações, porém, quando chegavam ao Brasil, deparavam-se com uma situação totalmente diferente das prometidas. Nesse processo migratório, eles contraíam dívidas e, para pagá-las, eram obrigados a trabalhar como escravos. 
16) No Brasil, a migração pendular, também conhecida como êxodo rural, consiste no deslocamento diário de pessoas que moram na zona rural para a zona urbana, a fim de suprir suas necessidades de cunho econômico, educacional ou lazer. Um exemplo disso é a relação que o agricultor mantém com cooperativas para comercializar sua produção agrícola. 
Spoiler:
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 24
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

UEM - Migrações Empty Re: UEM - Migrações

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 09 maio 2018, 00:59

A 2 está errada porque a Região que mais cresce desde os anos 1970 (quando nasceu) e 1990 (quando começou a crescer muito) é o Centro Oeste.
O Centro Oeste era meio do mato,e matagal desde 1500. Ele só se tornou importante no interior de Goiás por causa das minas de ouro. Depois disso ficou esquecido até 1970. Não é a toa que o nome dos estados (Mato Grosso) mostra isso,o que tinha,o que era a região para o brasileiro. 
O Governo Militar se caracterizava por ter um grande interesse geopolítico e nacional. Ele viu que o Norte e Centro Oeste do país eram "terra de ninguém" eram áreas desocupadas. Corria-se o risco dos países vizinhos ocuparem aquela área e anexarem à seus territórios... para evitar isso,o governo mandou pessoas e infraestrutura para lá. Criou a Transamazônica para facilitar o transporte à Região Amazônica. Criou batalhões do Exército na fronteira. Criou as zonas franca,para atrair empresas e mercado consumidor. Manaus foi construída com materiais vindos de avião e navio.
No mesmo período,descobriu-se que,pelo fato do clima do Centro Oeste ser semi-árido,o solo era ácido. Péssimo pro plantio,infértil e seco. A EMBRAPA fez a calagem do solo,e ele se tornou fértil. Visando ocupar a região,o governo passou a vender gigantescos lotes de terra por baixíssimos preços no Centro Oeste para quem quisesse se aventurar por lá. Muitos gaúchos e paulistas (especialmente do interior) migraram para lá.
A Região que antes,era um fim de mundo,passou a ser importante pro Brasil. O Brasil se tornou o líder mundial na plantação de soja, muito produzida ali. Muito exportada para a China.O Agronegócio brasileiro todo tem sua sede, fábricas e vendas por lá. Máquinas agrícolas,fertilizantes,engenharia genética... Não apenas agricultura,mas também agropecuária.
E com isso,muitos brasileiros migram para lá. Nordestinos em grande número, nortistas (ainda mais agora com a expansão da fronteira agrícola),gaúchos, gente do interior de São Paulo, pessoas do Rio e São Paulo que não gostam de cidade grande e mineiros. E o Centro Oeste vem crescendo de fato. Campo Grande,que parecia mais uma pacata cidadezinha de interior,agora é uma capital em crescimento. Está começando a sentir a verticalização,a gentrificação e todos os problemas de grande metrópole. Faculdades de cursos concorridos tem as notas menores por lá,e também estão recebendo muitos migrantes.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos