PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Migrações no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Migrações no Brasil  Empty Migrações no Brasil

Mensagem por nique.araujo11@gmail.com Sáb 20 Abr 2019, 07:18

UERJ-2004
Migrações no Brasil  Sem_tz12

Ao longo dos tempos, inúmeras levas migratórias ocorreram no Brasil. Contudo, chama atenção o
processo retratado pela reportagem de 1996, sobre a mobilidade gaúcha das últimas décadas.
Um fator explicativo da onda migratória gaúcha para diferentes regiões do país é:
(A) mudança na base produtiva do campo, levando à exclusão do médio produtor
(B) transferência de empresas gaúchas, expulsando a mão-de-obra para outras regiões
(C) explosão demográfica nas principais cidades do estado, aumentando os níveis de desemprego urbano
(D) divisão da propriedade por herança, dificultando a sobrevivência da pequena produção familiar

ALGUÉM PODE ME EXPLICAR ESSA QUESTÃO ?

nique.araujo11@gmail.com
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/08/2014
Idade : 29
Localização : rio de janeiro,rj,brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Migrações no Brasil  Empty Re: Migrações no Brasil

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 20 Abr 2019, 14:36

Vamos lá!
Essa "diáspora gaúcha! aconteceu porque haviam disponibilizado mão de obra barata,baixos impostos e grandes quantidades de terra a baixo preço,principalmente no Centro Oeste e no Norte. Vale lembrar que no Centro Oeste isso ocorreu por conta da calagem do solo feita pela EMBRAPA nos anos 70.
Ah Pedro,mas por que eles só se preocupam com terra?
O Rio Grande do Sul,assim como Santa Catarina e o Paraná são os três estados brasileiros com clima Subtropical,com estações bem definidas. Esse tipo de clima é parecido com o clima europeu. E por isso que essa região ficou muito tempo desabitada,desinteressante aos olhares dos portugueses. Quando o Brasil promoveu a migração para os imigrantes cuidarem das terras no Brasil,uma grande leva de imigrantes alemães e italianos chegaram à região.
Os italianos habitaram o interior,próximo aos rios. Os italianos possuem o costume de terem muitos filhos. Como uma tradição italiana,os filhos mais novos recebem a herança. Segundo os italianos,eles são mais frágeis e por isso precisam de "uma ajuda". Diferentemente do nosso país que geralmente é o mais velho.
Vamos às alternativas
A letra A está errada. O Brasil vivia a mecanização do campo desde os anos 70. E nela,os produtores de baixo poder aquisitivo,os pequenos proprietários foram extintos. Os grandes produtores passaram a ter máquinas em seus territórios e com isso aumentaram a eficiência e reduziram custos,ganhando a concorrência e aumentando seus domínios,comprando as propriedades de pequenos produtores. Esses pequenos produtores pediram falência, venderam as terras e migraram para as cidades,aumentando o Exodo Rural. Os médios produtores ainda conseguiam sobreviver com alguma competitividade.
A letra B está errada. As empresas gaúchas são,em grande maioria relacionadas ao campo. Frigoríficos e gado. A Sadia é catarinense. E essas empresas são sediadas e as fábricas são de fato na região sul. Até por ter custos menores e mão de obra qualificada. Dou um adendo. A Região Sul nos anos 90 até ganhou empresas. A fábrica da Volkswagen-Audi em São José dos Pinhais,no Paraná nasceu em 1998. A fábrica da Renault e da Nissan na mesma cidade também para lá vieram nos anos 90. Chevrolet em Gravataí,RS também. E mais recentemente, a fábrica da BMW abriu em 2014 em Araquari,SC.
Errada. A Região Sul não obteve explosão demográfica. Quem mais ocorreu isso foi o Sudeste, que recebeu imigrantes do Norte e do Nordeste desde os anos 70.
Correta a resposta.
A mecanização do campo foi destruindo as pequenas propriedades e a tradicional mão de obra de subsistência. E os filhos mais velhos imigraram para outras localidades . Principalmente na Região Norte e Centro Oeste,com a abundância de terras baratas. Já que não tinham direito à herança,enquanto os mais novos permaneceram na Região Sul.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos