PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UPF 2015 - Migrações

2 participantes

Ir para baixo

UPF 2015 - Migrações Empty UPF 2015 - Migrações

Mensagem por Liss Collins Ter Abr 10 2018, 13:04

O deslocamento de pessoas entre países ou dentro de um mesmo país é um fenômeno antigo, que envolve diferentes classes sociais e é determinado por motivos diversos.

Analise as afirmações que seguem sobre deslocamentos populacionais e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Áreas de expansão recente de fronteiras agropecuárias, como centro-oeste e norte do Brasil, são, também, áreas de atração populacional.

( ) Mais da metade da população brasileira (IBGE/2010) reside em agrupamentos de municípios cuja integração populacional decorre de movimentos pendulares relacionados a trabalho ou estudo.

( ) O Brasil foi um típico país de emigração no século XIX, quando recebeu levas de povos europeus que ocuparam extensas áreas do sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, dedicando-se à agricultura em pequenas propriedades.

( ) França e Alemanha são os países que mais receberam fluxos migratórios na primeira década dos anos 2000.

( ) É crescente o número de campos de refugiados em diversos países, os quais abrigam pessoas buscando proteção contra perseguições políticas, étnicas ou religiosas, o que tipifica deslocamentos forçados da população

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – F – F – V.
b) V – F – V – F – V.
c) V – V – F – V – V.
d) F – F – V – V – F.
e) F – V – V – F – F.
Gabarito:

Gente... Eu não estou entendendo essa única assertiva aqui:
"Mais da metade da população brasileira (IBGE/2010) reside em agrupamentos de municípios cuja integração populacional decorre de movimentos pendulares relacionados a trabalho ou estudo."
Alguém poderia me explicar o porquê dela estar correta?
Obrigada desde já!
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 25
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

UPF 2015 - Migrações Empty Re: UPF 2015 - Migrações

Mensagem por Aluna59 Ter Abr 10 2018, 14:13

Olá,
a assertiva refere-se a um tipo de conurbação (espécie de junção) entre as cidades. Tal integração tende a ocorrer pois a grande maioria da população não reside na cidade em que trabalha ou vice-versa, fazendo com que ocorra essa migração pendular (diária) entre trabalho/escola na cidade A e retornando para casa ao fim do dia na cidade B.
Aluna59
Aluna59
matadora
matadora

Mensagens : 308
Data de inscrição : 07/09/2016
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UPF 2015 - Migrações Empty Re: UPF 2015 - Migrações

Mensagem por Liss Collins Ter Abr 10 2018, 15:36

Oi, Aluna59
Então, eu entendi sobre o movimento pendular. 
Mas eu não entendi essa parte de integração populacional. Com que o movimento pendular acarretaria isso? :scratch:
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 25
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

UPF 2015 - Migrações Empty Re: UPF 2015 - Migrações

Mensagem por Aluna59 Ter Abr 10 2018, 16:38

Tenta pensar que a própria conurbação das cidades é uma espécie de integração, o movimento pendular faz com que diariamente as mesmas pessoas, peguem os mesmos caminhos, e nos mesmos horarios, até origina o famoso trânsito de horário de pico nas principais rotas. Essa integração populacional é ocasionada por esse encontro cotidiano da migração pendular entre os locais em conurbação.
Acho que agora pode ter ficado mais claro (ou não!?)  :study:
Aluna59
Aluna59
matadora
matadora

Mensagens : 308
Data de inscrição : 07/09/2016
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UPF 2015 - Migrações Empty Re: UPF 2015 - Migrações

Mensagem por Liss Collins Ter Abr 10 2018, 17:50

Ahhhhh, sim! Agora sim KKKK
Muitíssimo obrigada pela explicação e paciência!  Very Happy
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 25
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

UPF 2015 - Migrações Empty Re: UPF 2015 - Migrações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos