PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ENEM] OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

2 participantes

Ir para baixo

[ENEM] OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL Empty [ENEM] OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Mensagem por t.mgrs Sáb 24 Fev 2018, 17:44

Comentem minha primeira redação do ano:
OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: COMO IMPLEMENTAR UMA SAÚDE DE QUALIDADE A TODOS?
 
                A Constituição Cidadã, promulgada em 1988, é assim conhecida por proporcionar avanços e conquistas sociais em um período de redemocratização do país. Entre seus frutos está a criação do Sistema Único de Saúde, o SUS, que revolucionou a saúde pública brasileira oferecendo atendimento médico gratuito e universal ao defender a máxima “saúde é um bem de todos e um dever do Estado”. Entretanto, na prática, direitos e deveres chocam-se com obstáculos que colocam em risco a continuidade deste programa reconhecido internacionalmente, tornando necessária a implementação de medidas eficazes para sua manutenção.
                Oferecer saúde de qualidade a toda população, além de ser uma meta ambiciosa e desafiadora para o Brasil, país marcado historicamente pela desigualdade social, também é importante para o fortalecimento da democracia, à medida em que põe em prática o princípio da equidade. No entanto, mesmo com todos os avanços do SUS e do Estado democrático, milhares de pessoas têm seu direito à saúde cerceado devido aos problemas estruturais e administrativos, os quais se agravam cada vez mais. O sucateamento da saúde pública se evidencia desde a carência de medicamentos, materiais básicos e profissionais da saúde, até a precária estrutura dos hospitais e unidades de atendimento, quando não inexistência destas últimas em muitas regiões do país; impossibilitando o atendimento médico necessário para muitos cidadãos, os quais, não raramente, chegam a morrer sem ter seu direito concedido.
                Por outro lado, enquanto a população é prejudicada com os problemas estruturais, a carência de recursos humanos associada a uma ineficiente gestão pública dos recursos financeiros destinados à saúde revela-se causadora da problemática em questão. Atualmente, a administração estatal do SUS está comprometida por casos de corrupção e desvio de verbas, além da excessiva burocratização; problemas causados pelo Estado brasileiro controlado por uma classe política desinteressada com a saúde e qualidade de vida da população. Além disso, o modus operandi vigente no Sistema de Saúde é direcionado ao tratamento de doenças e não para a prevenção destas através da atenção básica, capaz de resolver até 80% dos casos; o que torna a população mais vulnerável e dependente do SUS, enquanto este não consegue alcançar a todos de modo igualitário, como proposto inicialmente.
                Diante disso, é necessária a implementação de medidas eficazes para a manutenção do SUS e promoção de uma saúde de qualidade a todos. A mobilização de profissionais da saúde pode conscientizar a população no sentido de cobrar dos gestores e políticos melhor planejamento e gestão eficiente dos recursos públicos. Por outro lado, cabe ao Estado cumprir com seu dever e investir na valorização destes profissionais e em infraestrutura para o pleno exercício de suas profissões; como também investimentos no atendimento básico – que tem se mostrado um vetor na promoção da saúde -  realizado no espaço rural e urbano; e educação da população através de campanhas que incentivem bons hábitos de saúde e qualidade de vida. Em suma, apenas com a participação conjunta do Estado e da sociedade civil será possível criar a consciência de que a saúde de qualidade é um bem maior entre os direitos fundamentais, e que é possível oferece-la a todos.

t.mgrs
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/01/2017
Idade : 27
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL Empty Re: [ENEM] OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Mensagem por Diego A Sáb 24 Fev 2018, 20:55

Acho complicado falar desses temas assim muito gerais, exemplo, a situação da saúde no Brasil, porque tem muita informação e a gente fica meio perdido sobre o que tratar, daí acabamos generalizando em alguns pontos.

Bom, achei seu texto bem estruturado, mas tentando evitar o problema que citei a cima, eu diria pra você colocar alguns dados no lugar das afirmações.

"Oferecer saúde de qualidade a toda população, além de ser uma meta ambiciosa e desafiadora para o Brasil, país marcado historicamente pela desigualdade social, também é importante para o fortalecimento da democracia, à medida em que põe em prática o princípio da equidade. No entanto, mesmo com todos os avanços do SUS e do Estado democrático, milhares de pessoas têm seu direito à saúde cerceado devido aos problemas estruturais e administrativos, os quais se agravam cada vez mais. O sucateamento da saúde pública se evidencia desde a carência de medicamentos, materiais básicos e profissionais da saúde, até a precária estrutura dos hospitais e unidades de atendimento, quando não inexistência destas últimas em muitas regiões do país; impossibilitando o atendimento médico necessário para muitos cidadãos, os quais, não raramente, chegam a morrer sem ter seu direito concedido.

Se você conseguir trocar essas duas orações por estatísticas você conseguirá dar maior credibilidade ao seu texto. O que me deixa intrigado não é tanto a generalização, mas a argumentação no senso comum.

Alguns dados:

No Brasil com mais 5.500 municípios, quase 52% só dispõem de um equipamento de saúde (uma Santa Casa) Estadão
Brasil tem 2 médicos para cada 1000 habitantes Estadão

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos