PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apêndice

2 participantes

Ir para baixo

Apêndice Empty Apêndice

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Ter 26 Set 2017, 15:45

Meu professor de Biologia disse que o apêndice é um órgão vestigial. E eu tinha falado sobre o estudo feito da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, que descobriram que "O apêndice era considerado um órgão vestigial, ou seja, um vestígio da evolução cuja função havia sido perdida com o tempo – praticamente um fóssil em nosso abdome. Mas, em 2007, cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que ele fabrica e serve como depósito de bactérias que auxiliam na digestão."
E meu professor disse que o alimento passava pelo apêndice e não tinha função alguma, ele está correto?
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Apêndice Empty Re: Apêndice

Mensagem por manoelpadilha Qui 28 Set 2017, 08:38

Bom, ele é um órgão vestigial no sentido em que, ao longo da Evolução, as pressões seletivas para que ele mantivesse sua função e morfologia foram alteradas.

Mas é importante lembrar que, apesar de ser dispensável - já que você pode tirá-lo num processo cirúrgico, ele abriga algumas bactérias que nos ajudam na digestão de alimentos. Já ouviu falar em flora intestinal? Então, ao longo do trato digestório, temos bactérias que são benéficas pra gente nesse sentido de auxílio.
E também há células imunológicas lá, claro que não servindo primordialmente para nos servir, mas devem ter importância na localização para auxiliar nossas bactérias também.

manoelpadilha
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/09/2017
Idade : 27
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Apêndice Empty Re: Apêndice

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Qui 28 Set 2017, 21:28

Meu professor estava errado. Ele tinha dito que o apêndice não tinha nenhuma função.

Obrigado, Manoel.
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Apêndice Empty Re: Apêndice

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos