PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espaço brasileiro: O clima

2 participantes

Ir para baixo

Espaço brasileiro: O clima Empty Espaço brasileiro: O clima

Mensagem por Naval2018 Sex 21 Jul 2017, 16:00

Boa tarde, estudando esse tema, acabei me confundindo, pois vi que o aquecimento da terra começa de baixo para cima (como a mudança da onda dos raios solares quando atingem a superfície terrestre e alguma parte é refletida). Quando li sobre o albedo (índice de reflexão de uma superfície), não entendi muito bem o porquê de uma montanha com neve, que emite 90%da luz solar que recebe, não ser quente, levando em conta o aquecimento de baixo para cima.

Por favor tirem a minha confusão. Também me explique, por favor, por que quanto maior a altitude, menor a temperatura.
Naval2018
Naval2018
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 131
Data de inscrição : 07/01/2017
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, Rio de janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço brasileiro: O clima Empty Re: Espaço brasileiro: O clima

Mensagem por dd0123 Sáb 27 Out 2018, 17:54

Olá, aqui algumas considerações para clarear as ideias:


Como o ar absorve pouco calor (ar é mau condutor de calor), é o solo que esquenta a atmosfera. A temperatura diminui com a altitude porque o aquecimento se dá a partir da superfície terrestre. 


É que do total de energia que chega do Sol, apenas 19% são retidos no ar. 34% são refletidos de volta para o espaço e os 47% restantes são retidos pela parte sólida do planeta, que passam calor à atmosfera. 
Nas partes mais altas da atmosfera, o calor transmitido da superfície para o ar chega em menor intensidade. No topo de montanhas elevadas, a amplitude térmica não passa de 1 ºC. Quanto maior a altitude, mais rarefeito torna-se o ar, ocorrendo menor irradiação e, por conseqüência, menor temperatura.. O contrário ocorre em altitudes baixas

A regra do “quando mais alto, mais frio” vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol. Afinal, os 8 850 metros do monte Everest, no ponto mais alto do planeta, são insignificantes em relação aos 150 milhões de quilômetros que separam a Terra do Sol. 


Outro aspecto interessante é que essa regra vale apenas para a parte inferior da atmosfera, chamada de troposfera. Na camada seguinte, a estratosfera, que se estende dos 15 aos 50 quilômetros de altitude, a composição gasosa é diferente. Isso faz com que a temperatura se eleve com a subida..


Quanto ao albedo >>
O albedo terrestre representa a relação entre a quantidade de luz refletida pela superfície terrestre e a quantidade de luz recebida do Sol. Esta relação varia fortemente com o tipo de materiais existentes à superfície: por exemplo, em regiões cobertas por neve, o albedo ultrapassa os 80%, enquanto num solo escuro, não vai além dos 10%. O albedo varia também com a inclinação dos raios solares – quanto maior essa inclinação, maior será o albedo.


Quanto menor o albedo, mais energia a partir do Sol é absorvida. Neve brilhante e camadas brancas de gelo têm um alto albedo, ou seja, elas refletem com eficiência a radiação solar de volta para o  espaço (afinal se absorvesse a neve derreteria), enquanto que as áreas verdes, como florestas e campos têm um albedo muito menor, assim como a profundeza escura dos oceanos. O asfalto tem uma dos menores índices de albedo devido a sua coloração. Isso faz com que ambientes urbanos sejam muito desconfortáveis termicamente.
Logo, se a neve no topo de uma montanha reflete muito bem a luz, ela absorve muito mal e não é quente.


Qualquer observação não deixe de fazer! Abraço!
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos