PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lógica Matemática

2 participantes

Ir para baixo

Lógica Matemática Empty Lógica Matemática

Mensagem por Daniel Freitas Rodrigues Dom 09 Jul 2017, 15:52

Disseram-me que subir e descer degraus de escadas são uma boa opção para manter a forma. 
Enumerei os degraus que me levam de casa 1 a 50.
Para exercitar, adotei uma rotina utilizando a escadaria de casa. Subo até o 3º degrau e desço até o 1º.
Em seguida, subo até o 8º e desço até o 5º; logo depois, subo até o 20º e desço até o 16º.
Em seguido subo até:
a) 43 b) 44 c) 45 d) 46 e) 47

Não tenho a resposta.. Grato!
Daniel Freitas Rodrigues
Daniel Freitas Rodrigues
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/02/2017
Idade : 25
Localização : Santa Cruz do Rio Pardo - São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Lógica Matemática Empty Re: Lógica Matemática

Mensagem por Victor011 Qui 13 Jul 2017, 22:31

Eu fiz de uma forma bastante artificial, e acho que se pensar um pouco mais nela dá para melhorar a solução. 
                                                                          
                                                                          subo--------->desço
                                                                            3                    1
                                                                            8                    5
                                                                           20                  16       
                                                                            x                   x-5     

Note primeiro que a diferença entra os números da subida e da descida aumenta em uma unidade a cada linha, ou seja, na próxima subida (x), a descida será até o degrau x-5. Agora é a parte artificial. Note que os números podem ser escritos da seguinte forma:

                                                                          subo--------->desço
                                                                            3                    1
                                                                            3.2+2             5  
                                                                            8.2+2+2         16
             
Seguindo o mesmo padrão, temos que o x poderá ser escrito como o número acima dele vezes 2 mais (n-1).2, onde "n" é o número da linha da tabela (a linha de x é 4). Logo:

x=20.2+(4-1).2
x=46
            
Victor011
Victor011
Fera
Fera

Mensagens : 663
Data de inscrição : 21/10/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Lógica Matemática Empty Re: Lógica Matemática

Mensagem por Daniel Freitas Rodrigues Seg 17 Jul 2017, 20:26

Muito obrigado!!!!
Daniel Freitas Rodrigues
Daniel Freitas Rodrigues
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/02/2017
Idade : 25
Localização : Santa Cruz do Rio Pardo - São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Lógica Matemática Empty Re: Lógica Matemática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos