PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Ir para baixo

Termômetros - Verdadeiras ou falsas Empty Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Mensagem por Convidado Ter 03 Jan 2017, 21:58

Leia as afirmações a seguir e classifique-as como verdadeiras ou falsas. Em seguida, escreva um texto justificando sujas escolhas. Procure justificar as afirmativas verdadeiras na elaboração de seu texto.
I. Pode-se caracterizar uma escala absoluta de temperatura quando ela estiver dividida em cem partes iguais.
Minha resposta:
II. Se associamos o zero da escala termométrica ao estado de energia cinética máxima das partículas de um sistema, então a escala é absoluta.
Minha resposta:
III. Qualquer indicação de temperatura nas escalas absolutas é sempre superior ao zero absoluto.
Minha resposta:
IV. Podemos afirmar que a temperatura de -350 °C é uma temperatura impossível de ser atingida.
Minha resposta:
V. Em um laboratório de Física, um pesquisador leu a temperatura de -250. Considere as escalas termométricas mais utilizadas (Celsius, Kelvin e Fahrenheit), o pesquisador concluiu que seu termômetro poderia estar calibrado nas escalas Celsius e Fahrenheit, mas não na escala kelvin.
Minha resposta:



Gabarito:


Última edição por José deGrasse Tyson Jr em Qua 04 Jan 2017, 13:31, editado 3 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Termômetros - Verdadeiras ou falsas Empty Re: Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Mensagem por Thomas Prado Ter 03 Jan 2017, 22:31

I. Falsa. Uma escala absoluta não é caracterizada desse modo. O que caracteriza uma escala absoluta é ela estar relacionada diretamente com a temperatura.

II. Falsa. Associamos o zero da escala ao estado de energia cinética mínima das particulas.

III. Verdadeira. Temperatura é o grau de agitação das moléculas, abaixo do zero Kelvin não existe mais nenhuma temperatura.

IV. Verdadeira. Uma vez que -350 ºC corresponderia a -76,85 K, o que não é válido, visto que na Escala Kelvin não há números negativos.

V. Verdadeira. Já que não há números negativos na Escala Kelvin.


Última edição por Thomas Prado em Qua 04 Jan 2017, 13:37, editado 1 vez(es)
Thomas Prado
Thomas Prado
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 24
Localização : S. José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Termômetros - Verdadeiras ou falsas Empty Re: Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Mensagem por Convidado Qua 04 Jan 2017, 12:21

Thomas Prado escreveu:I. Falsa. Uma escala absoluta não é caracterizada desse modo. O que caracteriza uma escala absoluta é ela estar relacionada diretamente com a temperatura. Um contra-exemplo dessa afirmativa apresentada pelo problema é a Escala Kelvin, que não é dividida em cem partes iguais.
Se o termômetro Celsius estiver abaixo de 0°, já não posso dizer que é uma temperatura absoluta, certo? Só vale se os termômetros estiverem em temperaturas positivas?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Termômetros - Verdadeiras ou falsas Empty Re: Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Mensagem por Convidado Qua 04 Jan 2017, 13:15

Na verdade, só se estiver dentro da escala. Como por exemplo, estar -5 C, não é?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Termômetros - Verdadeiras ou falsas Empty Re: Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Mensagem por Thomas Prado Qua 04 Jan 2017, 13:47

José deGrasse Tyson Jr escreveu:Se o termômetro Celsius estiver abaixo de 0°, já não posso dizer que é uma temperatura absoluta, certo? Só vale se os termômetros estiverem em temperaturas positivas?
Obs.: Editei o comentário sobre a afirmativa I, já que a Escala Kelvin é centígrada (medindo em cem partes iguais os pontos de fusão e ebulição da água).

Não entendi bem o que você quis dizer.
Ser uma escala absoluta não é um estado, onde você pode classificá-lo num momento e em outro não. A Escala Celsius não é uma escala absoluta.
O zero absoluto seria o estado parado das moléculas e por isso é medido como 0 K.
Para ser uma escala absoluta, não se deve ter temperaturas negativas e a escala deve ser relacionada diretamente com a energia cinética das moléculas.

José deGrasse Tyson Jr escreveu:Na verdade, só se estiver dentro da escala. Como por exemplo, estar -5 C, não é?
Não entendi o que você quis dizer novamente.
Thomas Prado
Thomas Prado
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 24
Localização : S. José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Termômetros - Verdadeiras ou falsas Empty Re: Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Mensagem por Convidado Qua 04 Jan 2017, 14:02

Brigadão cara, você sanou minha dúvida. O que eu tinha querido dizer (erroneamente) era se uma temperatura negativa faria parte da escala absoluta. Mas você me explicou isso perfeitamente. Pelo que eu entendi da sua parte, uma escala absoluta, nada mais, nada menos, que uma escala a qual não tem temperatura negativa, como por exemplo a do Kelvin, como você mesmo escreveu. O zero absoluto (que agora eu entendo perfeitamente o porquê de ser chamado assim) significa que esse zero não é negativo e é positivo (claro que ninguém nunca viu um zero negativo Laughing ).
Pelo menos foi isso que eu consegui entender, Thomas. Muito obrigado por ter sanado essa dúvida e as outras dúvidas, que você sanou-as perfeitamente.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Termômetros - Verdadeiras ou falsas Empty Re: Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Mensagem por Thomas Prado Qua 04 Jan 2017, 18:26

Lembre-se: Para ser uma escala absoluta, não se deve ter temperaturas negativas e a escala deve ser relacionada diretamente com a energia cinética das moléculas.

Obs.: Na verdade, o zero é um número neutro, não sendo considerado positivo nem negativo.

Disponha, abraços!
Thomas Prado
Thomas Prado
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 24
Localização : S. José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Termômetros - Verdadeiras ou falsas Empty Re: Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Mensagem por Convidado Qui 05 Jan 2017, 12:26

Very Happy ☀ cheers

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Termômetros - Verdadeiras ou falsas Empty Re: Termômetros - Verdadeiras ou falsas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos