PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre Engenharias

+6
VioletChachki
_Arthur_
Thomas Prado
Diaz
Matheus José
Matemathiago
10 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Sobre Engenharias

Mensagem por Matemathiago Seg 26 Dez 2016, 11:20

Pensando em que ramo de engenharia ingressar, me surgiram algumas dúvidas:

1) Qual a diferença de engenharia elétrica para engenharia eletrônica? A eletrônica é focada em micros circuitos?

2) A engenharia mecânica aeronáutica torna específico o campo de atuação ao setor espacial, ou é apenas uma especialização a mais, sendo este engenheiro capaz de realizar tudo o que um engenheiro mecânico faz?

3) É arriscado fazer engenharia da computação apenas pelo gosto, sabendo apenas as coisas básicas, sem quaisquer embasamentos em programações em C++...?

4) Essa é uma pergunta generalizada, levando em consideração alunos médios das duas instituições: Quem tem mais valor no mercado após a formação, um médico da USP ou um engenheiro do ITA?

5) Se eu gostar de todas as engenharias, como  decidir a qual seguir?

Agradeço desde já qualquer intervenção!
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por Matheus José Seg 26 Dez 2016, 13:30

2-O engenheiro mecânico aeronáutico pode realizar tarefas de engenheiro mecânico.

3-Não, no curso você irá aprender C++ e outras linguagens, mas se você souber alguma irá ajudar.

4- É relativo, ambos os profissionais podem ter excelentes salários. Não sei se é seu caso, mas definitivamente não é uma boa escolher o curso apenas pelo salário. Engenheiro formados na USP também podem ter "o mesmo valor" de um do ITA, o ITA é focado em engenharia na área aeronáutica e espacial, creio que a principal diferença é que no ITA você garante a qualidade do profissional, na USP não necessariamente. Em questão de empregabilidade o médico formado na USP ganha, em quanto você viver não irá faltar emprego, um engenheiro do ITA (assim como qualquer engenheiro) isso pode variar com a situação econômica do país

5- Essa pergunta é difícil, eu particularmente escolhi a minha engenharia vendo vários aspectos como disponibilidade de emprego, grade curricular, salários, campos de atuação, possíveis empresas para trabalhar, pós-graduações disponíveis, maior afinidade minha com o curso etc. Optei por mecânica.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por Diaz Seg 26 Dez 2016, 13:40

Matemathiago escreveu:Pensando em que ramo de engenharia ingressar, me surgiram algumas dúvidas:

1) Qual a diferença de engenharia elétrica para engenharia eletrônica? A eletrônica é focada em micros circuitos?

2) A engenharia mecânica aeronáutica torna específico o campo de atuação ao setor espacial, ou é apenas uma especialização a mais, sendo este engenheiro capaz de realizar tudo o que um engenheiro mecânico faz?

3) É arriscado fazer engenharia da computação apenas pelo gosto, sabendo apenas as coisas básicas, sem quaisquer embasamentos em programações em C++...?

4) Essa é uma pergunta generalizada, levando em consideração alunos médios das duas instituições: Quem tem mais valor no mercado após a formação, um médico da USP ou um engenheiro do ITA?

5) Se eu gostar de todas as engenharias, como  decidir a qual seguir?

Agradeço desde já qualquer intervenção!

A Engenharia Elétrica é uma das engenharias que mais evoluiu ao longo dos anos. A faculdade de Engenharia Elétrica geralmente se divide/dividia em 3 ''Troncos'' : Eletrotécnica (Geração/Transmissão/Distribuição de energia) Eletrônica ( Eletrônica Analógica, Digital, De Potência) e Telecomunicações (auto explicativo o que as telecom. trabalham). Você passa na Univ. em Engenharia Elétrica, mas quando entra no curso hj na maioria das faculdades você tem que escolher qual área irá se focar (As áreas evoluiram tanto que é bem exaustivo sair com as 3 ''licenças''). Na Ufam por exemplo a grade de Eng. Elétrica são as mesmas para todas as especialidades  até o sexto período, depois do sexto vem as matérias específicas de cada ''sub-curso''. Aí quando acaba o curso de Eng. Elétrica você vai ter uma especialidade (pode ser uma das 3 que citei ou até as 3), isso significa que você está apto a trabalhar com tal especialidade, assinar projetos entre outros). A sua especialidade vem atrelada a sua carteira do Crea. O curso de Engenharia Eletrônica (curso o qual estou) é mais focado em eletrônica (obviamente) deixando de lado as áreas de Telecomunicações e Eletrotécnica. Quando eu me formar só poderei trabalhar com a área de Eletrônica. Sem contar que os próprios cursos específicos tem um foco definido hj em dia. Por exemplo meu curso é Engenharia Eletrônica com foco em Automação Industrial e Sistemas Embarcados. Em uma mesma faculdade você pode ter o mesmo curso com vários focos : http://www5.usp.br/ensino/graduacao/cursos-oferecidos/engenharia-eletrica/

Atualmente creio que o futuro do curso se direciona mais para a especificação e que será cada vez mais raro você sair da faculdade de Eng. Elétrica com as 3 especialidades (Eletrotécnica, Eletrônica e Telecom.). E será mais comum cursos como Engenharia Eletrônica ou Engenharia de Telecom.

4) Minha opinião: no Brasil os dois tem quase a mesma chance no mercado de trabalho, os dois ficam raramente sem emprego. Porém no cenário internacional creio que o ITA se destaque mais.

3) Não, você irá aprender LP ao longo do curso. Pode ir sem nenhum conhecimento em LP sem medo. Porém caso queira estudar programação antes de entrar na faculdade pode estudar tranq.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por Thomas Prado Seg 26 Dez 2016, 13:46

Matemathiago escreveu:Pensando em que ramo de engenharia ingressar, me surgiram algumas dúvidas:

1) Qual a diferença de engenharia elétrica para engenharia eletrônica? A eletrônica é focada em micros circuitos?

2) A engenharia mecânica aeronáutica torna específico o campo de atuação ao setor espacial, ou é apenas uma especialização a mais, sendo este engenheiro capaz de realizar tudo o que um engenheiro mecânico faz?

3) É arriscado fazer engenharia da computação apenas pelo gosto, sabendo apenas as coisas básicas, sem quaisquer embasamentos em programações em C++...?

4) Essa é uma pergunta generalizada, levando em consideração alunos médios das duas instituições: Quem tem mais valor no mercado após a formação, um médico da USP ou um engenheiro do ITA?

5) Se eu gostar de todas as engenharias, como  decidir a qual seguir?

Agradeço desde já qualquer intervenção!

1) No curso de Engenharia Eletrônica, o estudante estudará matérias específicas como sistemas digitais, programação, sistemas analógicos, eletromagnetismo, potências, organização de computadores e mecânica dos fluídos. Já em Engenharia Elétrica, o foco está nos sistemas de energia elétrica, sistemas de controle, telecomunicações, processamento de sinais e eletrônica de potência. Leia: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

2) O Engenheiro Mecânico-Aeronáutico é capaz de realizar tudo o que um Engenheiro Mecânico faz e ainda possui conhecimento do setor aeronáutico.

3) Não é arriscado. Fazer o que você gosta é uma das coisas que não te frustará na vida.

4) Impossível comparar.
Primeiro: são áreas completamente diferentes.
Segundo: se estivesse comparando Engenharia na Poli-USP com ITA, a comparação também não é tão válida. As duas são instituições de renome.

5) Sempre leia sobre as Engenharias que você possui dúvida. No Guia do Estudante tem muitos textos bons. Veja também vídeos no Youtube sobre as profissões, o que te informará ainda mais sobre os campos de atuação e mercado profissional.
Thomas Prado
Thomas Prado
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 24
Localização : S. José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por Convidado Seg 26 Dez 2016, 14:14

Thomas Prado escreveu:4) Impossível comparar. 
Primeiro: são áreas completamente diferentes
E quanto aos engenheiros formados pela UFRJ e aos do ITA, os dois têm igual renome?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por _Arthur_ Seg 26 Dez 2016, 14:28

Matemathiago escreveu:4) Essa é uma pergunta generalizada, levando em consideração alunos médios das duas instituições: Quem tem mais valor no mercado após a formação, um médico da USP ou um engenheiro do ITA?
Medicina leva vantagem, visto que em apenas 1 plantão médico de 12 horas recebe-se 1000 reais, e não há necessidade de especialização para isso.

Além disso, não vejo problemas em escolher o curso visando apenas a remuneração. Se o seu ideal de vida gira em torno de dinheiro, torna-se necessário escolher um curso que lhe propicie isso!
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por Thomas Prado Seg 26 Dez 2016, 14:49

José Ricardo dos Santos escreveu:
Thomas Prado escreveu:4) Impossível comparar. 
Primeiro: são áreas completamente diferentes
E quanto aos engenheiros formados pela UFRJ e aos do ITA, os dois têm igual renome?
Em geral, não.
Mas vai de pessoa pra pessoa, é muito inviável ficar comparando universidades.
As universidades possuem muito peso pra sua graduação, mas não depende só dela, uma boa parte também depende de você.
___________________________________________________________________________
Vai achando que médico ganha muito assim mesmo... Laughing

Acredito que numa escolha de profissão, você deve sempre juntar alguns fatores:
- Gostar do que faz;
- Ser bem remunerado;

Dentre algumas outras coisas também, mas essas duas acima são as principais.
Não adianta você ter boa remuneração e não gostar do que faz. Resultado: profissional frustrado.
Não adianta você fazer algo que gosta e não ser bem remunerado. Todo esforço tem a sua recompensa, e nesse caso, você não estaria tendo, de fato.
Thomas Prado
Thomas Prado
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 24
Localização : S. José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por Matemathiago Seg 26 Dez 2016, 14:51

SCOFIELD escreveu:
Matemathiago escreveu:4) Essa é uma pergunta generalizada, levando em consideração alunos médios das duas instituições: Quem tem mais valor no mercado após a formação, um médico da USP ou um engenheiro do ITA?
Medicina leva vantagem, visto que em apenas 1 plantão médico de 12 horas recebe-se 1000 reais, e não há necessidade de especialização para isso.

Além disso, não vejo problemas em escolher o curso visando apenas a remuneração. Se o seu ideal de vida gira em torno de dinheiro, torna-se necessário escolher um curso que lhe propicie isso!

Na verdade, só fiz essa pergunta por curiosidade em saber a opinião de vocês sobre a valorização dessas carreiras no cenário nacional. 
Acho fundamental escolher o ramo pelo gosto, pois em caso contrário, as chances de infelicidade são grandes!
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por Matemathiago Seg 26 Dez 2016, 14:52

Obrigado a todos pelos comentários!!
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por _Arthur_ Seg 26 Dez 2016, 15:04

Thomas Prado escreveu:
José Ricardo dos Santos escreveu:
Thomas Prado escreveu:4) Impossível comparar. 
Primeiro: são áreas completamente diferentes
E quanto aos engenheiros formados pela UFRJ e aos do ITA, os dois têm igual renome?
Em geral, não.
Mas vai de pessoa pra pessoa, é muito inviável ficar comparando universidades.
As universidades possuem muito peso pra sua graduação, mas não depende só dela, uma boa parte também depende de você.
___________________________________________________________________________
Vai achando que médico ganha muito assim mesmo...  Laughing
Eu não acho nada! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] 
Apenas constatei um fato!
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Engenharias Empty Re: Sobre Engenharias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos