PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc

2 participantes

Ir para baixo

Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc Empty Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc

Mensagem por Convidado Sáb 17 Dez 2016, 15:10

Boa tarde, feras,

Gostaria de saber quais são as diferenças entre autoritarismo, ditadura, totalitarismo, autocracia e despotismo e fascismo

Pelo que eu entendi da artigo da Revista Superinteressante:

Autoritarismo é uma referência a ser seguida, como por exemplo, Hitler e Stalin.
Ditadura é geralmente quando um representante não tem voto direto. E qual a diferença entre esses outros
Autocracia também é uma ditadura. Poderiam me citar exemplos de governos autocratas?
Despotismo é quando as pessoas é quando um povo é tratado como escravo.
Fascismo é parecido com totalitarismo, Fascismo, até onde eu saiba, foi o período na Alemanha com Hitler e o Fascismo, com Mussolini na Itália.

Desde já agradeço pela resposta.

Um abraço a todos.

P.S: Qual a diferença entre autoritarismo, ditadura, totalitarismo, autocracia e despotismo? ← Artigo da Revista Superinteressante, para quem quiser dar uma olhada, mas me restou muitas dúvidas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc Empty Re: Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc

Mensagem por Convidado Ter 27 Dez 2016, 15:19

"Bem, isso é muito complicado e demora séculos. Fica bem difícil explicar isso tudo em mensagens. Há coisas confusas. Totalitarismo é uma característica de determinados governos, inclusive o fascismo e as ditaduras modernas. Ditadura mesmo, mudou de sentido ao longo dos séculos. A ditadura romana era prevista em lei. As modernas são o que conhecemos. Autocracia é o governo de um grupo, por exemplo, a burguesia. Uma ditadura pode ser autocrática ou não. Não existem necessariamente diferenças. Tudo isso pode se combinar ou não." - Meu professor de História.


Última edição por José deGrasse Tyson Jr em Sex 06 Jan 2017, 21:31, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc Empty Re: Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc

Mensagem por rodrigoneves Ter 27 Dez 2016, 15:56

Infelizmente eu não tinha visto o post originalmente, e fiquei com a impressão de que você mesmo se respondeu, o que quer dizer que dentro desses 10 dias você estudou e compreendeu melhor o assunto. Assim mesmo, achei por bem registrar a minha contribuição, ou antes, a das autoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins (Filosofando: Introdução à Filosofia):
ARANHA E MARTINS escreveu:Regimes totalitários
O totalitarismo, fenômeno político do século XX, mobilizou de modo surpreendente grandes segmentos da sociedade de diversos países. O totalitarismo de direita, conservador, ocorreu, por exemplo, na Alemanha nazista e na Itália fascista; o de esquerda, de orientação comunista, desenvolveu-se na União Soviética, na China e no Leste Europeu. [...]
Regimes autoritários
Os regimes autoritários costumam ser identificados indevidamente com os governos totalitários. O que há de comum entre eles é que ambos cerceiam as liberdades individuais em nome da segurança nacional, recorrem à maciça propaganda política, exercem a censura e dispõem de aparelho repressivo.
Nos regimes autoritários, porém, não há uma ideologia de base que sirva "para a construção da nova sociedade" nem há mobilização popular que lhes dê suporte. Ao contrário, em vez de doutrinação política e de incentivo ao engajamento ativista (ainda que dirigido), prevalece a despolitização, que leva à apatia política. O clima de repressão violenta gera medo, desestimulando a atuação política independente. Sempre que possível, os governos autoritários procuram manter a aparência de democracia: permitem a existência de partidos de oposição, mas que atuam apenas formalmente. Mesmo o partido do governo é mero apêndice do poder executivo. [...] Foi o que aconteceu por ocasião do golpe militar de 1964, que impôs o regime autoritário no Brasil durante duas décadas. Na América Latina, outros países também passaram pela experiência autoritária, como o Uruguai e a Argentina.
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc Empty Re: Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc

Mensagem por Convidado Ter 27 Dez 2016, 16:40

Obrigado, Rodrigo!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc Empty Resuminho dos sistemas políticos

Mensagem por LuaRata Ter 05 Dez 2017, 10:14

Li o artigo que você mencionou e ele é bem confuso mesmo.
Tenho uma leve noção de que no totalitarismo a importância do grupo sobressai a do indivíduo, ou seja, é uma espécie de "um grupo numa mente". Já no autoritarismo as pessoas apenas obedecem as normas dos seus líderes sem compartilhar as ideias dele.
O despotismo, a tirania e a ditadura são muito semelhantes para mim, acho que a diferença entre eles é o grau de opressão do governo.
"Despotismo é o governo concentrado apenas em um governante.
O Despotismo constitui uma das formas mais autoritárias de se governar um Estado ou uma nação. É uma categoria de governo que se assemelha à ditadura ou à tirania, mas o governante não precisa se esforçar para sobrepor-se ao povo, pois o povo é vetado para se expressar, não sabe o que fazer e, principalmente, é tratado como escravo. Assim, há o governo sem leis e regras de um único indivíduo no despotismo, no qual tudo depende de suas vontades."- Infoescola
"Chama-se tirania o governo conduzido por um tirano, onde determinada população é oprimida e tem seu livre arbítrio retirado, transformando-se em peças em um jogo de poder."- Infoescola
Autocracia é quando apenas uma pessoa detém todo poder  político concentrado nela.
E o nazifascismo é um sistema político totalitário que cresceu após a crise de 29 ( "a grande depressão").
"Os regimes políticos totalitários que surgiram na Europa no período entre guerras (1919 - 1939) apresentavam algumas características em comum entre si. Totalitários, nacionalistas, idealistas e de forte tendência militar, esses regimes que se espalharam pela Itália, com Mussolini, Espanha, com Francisco Franco, Portugal, com Salazar e também por outros países europeus, ficando conhecidos como regimes fascistas. Na Alemanha, Hitler com o nazismo, também é considerado um regime fascista, porém com características próprias."- Guia do estudante


Última edição por LuaRata em Ter 05 Dez 2017, 10:17, editado 1 vez(es)
LuaRata
LuaRata
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/12/2017
Idade : 24
Localização : Campinas- SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc Empty Re: Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc

Mensagem por LuaRata Ter 05 Dez 2017, 10:16

Gostaria de entender melhor as diferenças entre o despotismo, a tirania e a ditadura. Neutral
LuaRata
LuaRata
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/12/2017
Idade : 24
Localização : Campinas- SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc Empty Re: Autoritarismo, ditadura, totalitarismo e etc

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos